A Orquestra Jovem da Guanabara realizou duas apresentações marcantes com a temática “Esse é o Meu Brasil”. Os concertos ocorreram em duas localidades: o Teatro Petrobras, em Nova Iguaçu, e o Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca.
O repertório celebrou a riqueza cultural do Brasil com interpretações de clássicos da música popular brasileira. Entre as obras apresentadas estavam Eu Só Quero um Xodó, de Luiz Gonzaga, Evidências, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, e Não Deixe o Samba Morrer, de Edson Conceição e Aloísio Silva. O ponto alto das apresentações aconteceu com a execução do sucesso Cheia de Manias, de Luiz Carlos, que animou o público, que cantou junto este clássico da música brasileira.
Segundo Davi Palmeira, coordenador de projetos da Agência do Bem, o espetáculo foi muito mais do que uma performance musical: “Esse repertório fortaleceu os laços dos alunos com a cultura brasileira em diversas frentes. Explorando a variedade de ritmos e a diversidade musical do Brasil, estes alunos ampliaram seu conhecimento e vivência da riqueza cultural que o país oferece. Além disso, essa experiência musical proporcionou uma conexão mais profunda com o conceito de identidade cultural.”
A Orquestra Jovem da Guanabara, que conta com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, retomou os ensaios para futuras apresentações.