Agência do Bem - Listada entre as melhores ONGs do Brasil.

Nova Sinfonia celebra diversidade musical afro-americana no Teatro dos Grandes Atores

A Orquestra e Coro Nova Sinfonia apresentou, durante o mês de outubro, o concerto “Músicas Pretas”, uma celebração dedicada à música negra das Américas. O evento ocorreu em três datas: 13, 20 e 27 de outubro, no Teatro dos Grandes Atores.

O repertório contemplou obras significativas de diferentes gêneros musicais, incluindo “Levanta e Anda”, do Emicida; “If I Ain’t Got You”, da Alicia Keys; “Stand Up”, da Cynthia Erivo e um pot-pourri de sucessos do Jackson Five.

O maestro Vitor Damiani explicou que a seleção do repertório foi um processo colaborativo entre os músicos da orquestra, visando apresentar a diversidade rítmica originária da diáspora africana. “A ideia desse repertório surge de forma coletiva e se desenvolve através desta coletividade, com a intenção de mostrar ao público uma parcela dos diversos ritmos musicais com bases na diáspora africana”, afirmou o maestro. Damiani também ressaltou a importância do evento como plataforma de visibilidade para expressões musicais que, historicamente, enfrentaram marginalização: “O palco se torna um espaço de divulgação dessa música que, em alguns momentos, é subalternizada e apagada pelo preconceito”.

O concerto proporcionou uma experiência marcante pela interação entre músicos e público, estabelecendo um ambiente de celebração cultural e reflexão social. A Nova Sinfonia encerra assim seu ciclo de apresentações em 2024, anunciando seu retorno em 2025 com nova formação e perspectivas de inovação em seus espetáculos.

Assine o Bem Me Quer - Nosso Informativo Mensal

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe nossas redes sociais