Por conta do trabalho de fortalecimento que realiza no Terceiro Setor, proporcionando acesso a oportunidades e recursos para outras ONGs, em dezembro a Agência do Bem foi procurada pela fabricante de automóveis Nissan para selecionar uma organização que seria beneficiada com doação de brinquedos. A supervisora de projetos da Agência do Bem, em São Paulo, Marina Cipolla, realizou a seleção entre as instituições integrantes da Rede do Bem, e mediou a entrega feita ao Instituto Educadores Sem Fronteiras, atuante na região sul da cidade. A Agência do Bem agradece a confiança da Nissan em seu trabalho, possibilitando contribuir ainda mais com outras organizações.
Atuando na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Grupo Condessa Paula iniciou suas atividades em fevereiro de 1990, realizando serviços de atenção à população em situação de rua. A iniciativa foi uma das vencedoras do VII edital de microprojetos realizado pela Agência do Bem.
Buscando estimular o exercício da cidadania e aproximar o público atendido dos valores relacionados ao mercado de trabalho, a instituição aplicou o aporte do edital na aquisição de materiais para realização de oficinas voltadas à produção de compotas. O objetivo foi ensinar aos atendidos o preparo dos doces artesanais, tendo como foco a experiência da geração de renda a partir da venda de toda a produção. Rótulos, etiquetas, lacres, materiais de higiene e 368 potes de vidro distribuídos em volumes de 100 e 200 ml foram alguns dos materiais adquiridos para a oficina.
Ao todo, 40 pessoas foram beneficiadas com aulas que abordaram desde o processo de preparo com as frutas até os procedimentos finais de lacre e embalagem, revertendo a renda gerada para os alunos. O trabalho do grupo é mantido por doações, eventos beneficentes, campanhas e mão de obra voluntária, envolvendo cerca de 200 pessoas. Mais informações sobre as atividades do Condessa Paula estão no site www.grupocondessapaula.org.br.
Neste ano as audições para a Orquestra e Coro Nova Sinfonia acontecerão um pouco mais tarde que o habitual, sendo realizadas na segunda quinzena de fevereiro. A confirmação da data, hora e local será feita oportunamente tanto por meio digital quanto por contato telefônico com os inscritos. A ansiedade dos nossos candidatos está aumentando a cada dia, mas logo logo eles poderão se apresentar para os avaliadores. Enquanto isso é aproveitar para praticar!
Encerrando as atividades de 2018, no mês passado os recitais comunitários espalharam música e celebração por um total de 20 polos das Escolas de Música e Cidadania distribuídos pelo Rio e em outros cinco estados do Brasil. Para os polos de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia e Ceará foi o primeiro ano completo de atividades desde a as primeiras reuniões com seus representantes na sede da Agência do Bem, no Rio de Janeiro, onde foi realizado o treinamento e repasse das orientações gerais sobre o projeto. A cada evento a união é fortalecida entre as famílias e jovens atendidos, transformando a apresentação também num grande momento de confraternização, com direito a lanches preparados com muita organização e dedicação pelos próprios familiares.
Já pensando na retomada das atividades em 2019, ainda em dezembro o planejamento foi iniciado para que todos os polos e suas equipes estejam com os materiais, uniformes e instrumentos prontos para receber novos e antigos alunos a partir de fevereiro. Administrar diretamente duas unidades e supervisionar outros 18 polos das Escolas de Música e Cidadania exige uma sólida estrutura organizacional da Agência do Bem, porém algo que não seria realizado se não fosse a visão de responsabilidade social das empresas que apoiam suas atividades.
“O ano de 2018 foi um dos mais desafiadores da nossa história, pois expandimos nossas fronteiras de norte a sul do país. Concluímos o ano com um balanço muito positivo, e gratos pelo esforço de toda a equipe e confiança de todos os parceiros.”, ressalta Alan Maia, fundador da Agência do Bem. Caminhando para 14 anos de atuação, a organização segue para 2019 somando novos impulsos e conquistas na área social.
Realizada entre agosto e novembro de 2018, a última edição do Beirart, oficina de artesanato criada pela Agência do Bem, contou com duas turmas com foco em empreendedorismo. Alunas que anteriormente aprenderam pontos básicos de crochê, técnicas de fuxico, carimbos com elementos naturais e pintura com estêncil, desta vez aplicaram o conhecimento na produção de produtos selecionados para venda.
Além de serem expostas e comercializadas durante o recital comunitário das Escolas de Música e Cidadania, na sede da Agência do Bem, em Vargem Grande, as peças foram levadas também para a Feira da Roça, no Largo de Vargem Grande, incluindo um bazar na própria localidade, bem como para outro bazar anual, que acontece em Vargem Pequena, além das vendas diretas a vizinhos, familiares e amigos. “A reação foi totalmente positiva, elas fizeram um curso gratuito, receberam dinheiro das vendas e ainda puderam levar os materiais e os produtos restantes. Não paravam de comentar sobre isso. Reconheceram que além do aprendizado que receberam, puderam fazer novas amizades e preencher espaços ociosos de maneira útil e agradável”, disse Ana Cristina, professora do Beirart.
Ana destaca também, o aspecto de socialização e integração gerado pelo Beirart, indo além das técnicas artesanais: “A colaboração fluiu entre todas as alunas. Mesmo as que não se conheciam trocavam informações, o que facilitou bastante o envolvimento e a participação com entusiasmo”. O projeto já soma nove edições gratuitas de ensino para a comunidade local.
Eram as últimas atividades de 2018, mas dezembro foi de agenda cheia para os integrantes da Orquestra e Coro Nova Sinfonia. O grupo esteve em São Paulo, onde se apresentou na Provig (empresa do Grupo Protege) e no polo São Remo das Escolas de Música e Cidadania, além de assistir e ser convidado para participar do ensaio com os experientes músicos da Orquestra Sinfônica da USP. De volta ao Rio, a Nova Sinfonia esteve na sede da Fábrica Carioca de Catalisadores, em Santa Cruz, realizando nova apresentação, além de subir ao seu habitual palco, no Teatro dos Grandes Atores, onde apresentou o Concerto de Natal, que simbolizou o desfecho de um ano de múltiplas experiências, contando com a despedida emocionante dos integrantes.
Vencedora do I Edital de Microprojetos São Paulo, a Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade nasceu no ano de 2006, e atende diretamente 320 pessoas idosas, incluindo famílias dos beneficiários diretos e comunidade do entorno, na cidade de Carapicuíba, região oeste de São Paulo. Dentre as atividades realizadas está a inclusão digital deste público, proporcionando o contato com os principais recursos tecnológicos do dia a dia, como celular, computador e tablet, bem como aplicação de suas funcionalidades.
Foi pensando em melhorias dos recursos e espaço para realização do projeto “A Inclusão Digital de Pessoas Idosas”, que a associação aplicou o prêmio na aquisição de cadeiras giratórias, um tablet Samsung, materiais para confecção de cortinas blecaute e pagamento de um funcionário responsável pela organização e estruturação da sala de inclusão digital. Com as melhorias aplicadas na infraestrutura, o projeto visa ampliar o número de beneficiados para 84 participantes. Para conhecer todas as ações desenvolvidas pela Associação São Joaquim, basta acessar o site da organização pelo endereço www.saojoaquim.org.br.
O processo de inscrição se inicia no dia 07/11 e estará disponível até 07/12. As audições são a porta de entrada para os futuros integrantes da Orquestra e Coro Nova Sinfonia 2019 e serão realizadas em todos os polos da Escola de Música e Cidadania do Rio de Janeiro. O formulário para inscrição é online e está disponível ao fim desta página.
Para conferir as partituras selecionadas para a avaliação, clique no nome do instrumento desejado:
SOPRO
CORDAS
VOZES
Acalanto (Letra da música para Prova de Coral )
Os critérios para a participação são:
– Ter entre 12 e 25 anos
– Ter conhecimento avançado em um dos instrumentos que compõe a orquestra ou canto coral
– Estar regularmente matriculado em um dos pólos das Escolas de Música e Cidadania da Agência do Bem
Para acessar o formulário de inscrição, clique na palavra abaixo:
No início do mês de outubro, o natal já havia começado na Agência do Bem: a organização recebia o convite para fazer parte da campanha natalina das Lojas Leader. Neste ano, além do famoso jingle “Já é natal na Leader”, a marca inovou e incorporou uma ação diferenciada ao seu trabalho de divulgação. Chegando com o título “Já é natal em todo canto”, a campanha girou em torno de algo mais próximo ao cotidiano do consumidor, trazendo para as redes sociais o trabalho de artistas de rua cariocas, incluindo apresentações nos mais diversos pontos da cidade. Mas a ação agregou também a proposta de apresentar e beneficiar projetos sociais diretamente relacionados com a música, e o projeto Escola de Música e Cidadania, da Agência do Bem, foi um dos selecionados.
Um dos simbolismos da campanha foi trocar as tradicionais moedas ofertadas aos músicos por curtidas e compartilhamentos em seus vídeos divulgados nas redes sociais, e a cada meta de engajamento atingida, mais doações de instrumentos seriam realizadas aos projetos. O trabalho ganhou ainda mais destaque com as apresentações musicais ao vivo, onde a Orquestra e Coro Nova Sinfonia participou realizando um concerto no Parque Madureira, em palco móvel, junto com outros artistas, somando a agenda de eventos da campanha. De 29 de outubro a 22 de novembro foram contabilizados 300 mil curtidas e compartilhamentos dos vídeos, triplicando as doações.
O diretor de marketing da Leader, Alberto Pirro, esteve pessoalmente na sede da Agência do Bem, em Vargem Grande, onde foi recebido pelos alunos e pelo fundador da organização, Alan Maia, para realizar a entrega dos instrumentos: “A gente viu realmente que não tinha só a questão da curtida, tinha muita gente compartilhando, comentando, falando da ação. Muita gente falando que conhecia alguém que estudava na Escola de Música e Cidadania, que conhecia pessoas que tocavam na orquestra principal do projeto. E então começamos a ver que, na verdade, a ação de cada um de vocês, dos músicos, irradiou de uma forma que praticamente em menos de 20 dias conseguimos bater a meta”, disse Alberto Pirro. A Agência do Bem agradece a Leader pela confiança em seu trabalho e pela oportunidade de ampliar o atendimento para novos alunos!