Durante o mês de julho, os 28 polos de ensino das Escolas de Música e Cidadania realizaram os recitais comunitários, proporcionando um espaço de fortalecimento de vínculos com a comunidade e de interação entre os alunos, responsáveis e o corpo docente do projeto.
O recital comunitário é o momento no qual os alunos têm a oportunidade de se apresentar diante do público, demonstrando as habilidades musicais que foram cultivadas ao longo da participação no projeto. Além disso, os conceitos trabalhados nas oficinas de cidadania também são compartilhados pelos alunos através de exposições, apresentações orais e performances artísticas.
No polo de Santa Cruz, os alunos de canto coral apresentaram uma bela interpretação da música “Canto do povo de um lugar”, uma obra de autoria do renomado Caetano Veloso. Já no polo da Vila Cruzeiro, os alunos escolheram o “Rap da Felicidade” como a canção de sua apresentação, sendo esta realçada pela contribuição sonora da percussão, instrumento de ensino do polo.
No Picoto, em Portugal, as crianças, pertencentes a grupos ciganos, tiveram a oportunidade de se apresentarem no Conservatório Bomfim, acessando espaços que não fazem parte do seu cotidiano e ampliando o repertório cultural dos alunos.
A Escola de Música e Cidadania encerrou com êxito e satisfação este importante marco do calendário pedagógico do projeto e agora se prepara para a retomada das aulas, que estão previstas para ocorrer no final de julho e início de agosto.