No começo de abril, iniciaram-se as atividades do novo polo das Escolas de Música e Cidadania, localizado no bairro social de Fujacal, na cidade de Braga, em Portugal. Com previsão de atendimento de 40 crianças em aulas de violão, clarinete, violino e oficinas de cidadania global, o polo destaca-se pela pluralidade cultural dos alunos atendidos.
“Os nossos alunos provêm de diversas origens étnicas, culturais e socioeconômicas, abrangendo tanto portugueses de etnia cigana e não cigana, como imigrantes de diferentes países, continentes e línguas. Esta diversidade enriquece as nossas salas de aula, fomentando o diálogo intercultural e a aprendizagem mútua. A diversidade cultural na sala de aula não apenas define, mas também fundamenta a metodologia do projeto, sendo a interculturalidade o pilar central do planejamento pedagógico”, comenta Patrícia Azevedo, diretora da Agência do Bem em Portugal.
O cenário de multiculturalidade dos alunos do polo de Fujacal apresenta-se como uma excelente oportunidade para abordar temas importantes para a formação cidadã como inclusão social, rejeição à xenofobia e a importância do respeito às diferenças. Além de portugueses, o polo conta com alunos brasileiros, indianos, chineses, poloneses e italianos.
Com o início das atividades no novo polo, o projeto Escolas de Música e Cidadania opera simultaneamente com 34 polos, sendo 25 no Rio de Janeiro, 8 distribuídos pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Amazonas e Distrito Federal, além dos dois polos localizados na cidade de Braga, em Portugal.