No mês de agosto, a Agência do Bem celebrou 19 anos de existência, uma trajetória marcada por desafios e conquistas, sempre guiada pela missão de promover o desenvolvimento humano em áreas de vulnerabilidade social por meio da educação. Fundada na comunidade Beira-Rio, na zona oeste do Rio de Janeiro, a organização ampliou significativamente seu impacto ao longo dos anos.
“É muito emocionante ver onde estamos hoje, o quão longe a Agência do Bem chegou, presente nas cinco regiões do Brasil, e até em outro país. Pessoalmente, eu nunca parei para listar esses destinos nem enumerar em quantas comunidades estaríamos presentes com nossos projetos. Mas diria que sempre olhamos para o futuro com coragem, com vontade de fazer o bem pelos quatro cantos do planeta, conhecer pessoas, fazer conexões positivas e contribuir, de verdade, para tornar o mundo mais justo e mais feliz para todos”, disse Alan Maia, fundador da Agência do Bem.
Entre os principais projetos da organização, destaca-se a Escola de Música e Cidadania (EMC), que atualmente opera 35 polos de ensino em sete estados brasileiros e em Portugal, tendo atendido cerca de 23.000 crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda desde sua fundação.
Beatriz Mello, ex-aluna do polo Vargem Grande, compartilha seu testemunho: “A EMC teve um impacto drástico na minha vida. Antes de participar das aulas, eu era extremamente tímida. Com as interações no projeto e com a oportunidade de participar de apresentações musicais com a orquestra, minha postura mudou e isso teve um impacto muito positivo na minha auto-estima”, relata Beatriz Mello, que participou das aulas da Agência do Bem dos 10 aos 18 anos, integrou a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, e hoje é colaboradora da organização, atuando como assistente de projetos.