Na última semana de março, os alunos das Escolas de Música e Cidadania participaram da cerimônia de abertura do projeto, momento que marcou o início das atividades no polo de Manaus e da entrega dos instrumentos, que são emprestados aos alunos para que estes possam praticar e realizar o estudo diário em suas residências.
Essa importante conquista é celebrada pois inaugura a primeiro polo do projeto na região norte do país. A inauguração deste novo polo de ensino na cidade de Manaus, tem parceria com a organização Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, oferecendo aulas gratuitas de violino e viola de arco para crianças e jovens.
“É realmente emocionante ver o brilho nos olhos dos alunos da EMC ao receberem os instrumentos. Para muitos, é a primeira vez que têm contato direto com um instrumento orquestral, por isso essa cerimônia é tão memorável para nós”, compartilhou Paula Costa, supervisora pedagógica da EMC.
Este ano, o projeto alcançou a marca recorde de 34 polos rodando simultaneamente, em sete estados brasileiros e em Braga, Portugal. Já no contexto internacional, o projeto celebra a renovação da parceria com a Câmara de Braga através do programa Viva o Bairro, inaugurando mais um polo em Portugal, desta vez no bairro de Fujacal.
Neste ano de 2024, a Escola de Música e Cidadania estima atender cerca de 2.300 crianças e jovens de comunidades de baixa renda, levando a educação cidadã através da música para os quatro cantos do país e para o cenário internacional.