O projeto Escolas de Música e Cidadania (EMC) inicia o ano expandindo seu potencial de atendimento de crianças e jovens de comunidades de baixa renda por meio da abertura de seis novos polos. Destes, quatro estão localizados no Rio de Janeiro, um em Manaus, Amazonas,e outro no bairro social de Fujacal, na cidade de Braga, em Portugal.
Em Manaus, 50 alunos terão acesso a aulas de teoria musical e prática instrumental de violino e viola de arco, além de oficinas de cidadania. A chegada do projeto na região representa a expansão da metodologia da EMC para a região Norte do país, local que historicamente possui baixa oferta de serviços culturais e gratuitos. “A inauguração do novo polo em Manaus consolida nossa presença de norte a sul do país. Atender crianças de contextos culturais diversos é motivo de profundo orgulho e representa uma oportunidade única para enriquecer e ampliar o repertório cultural do projeto.”, afirma Monique Agnes, coordenadora pedagógica.
No estado do Rio de Janeiro, a expansão se dá com a abertura de quatro novos polos de ensino, na região metropolitana (Nova Iguaçu e Itaboraí), um no norte do estado (Campos dos Goytacazes) e outro no sul do estado (Angra dos Reis). Outro importante movimento de expansão ocorre em Portugal, na cidade de Braga, com a abertura do segundo polo do projeto, atendendo 40 residentes do bairro social de Fujacal em parceria com a Fundação Bomfim através do programa da câmara de Braga, Viva o Bairro.
As Escolas de Música e Cidadania iniciam o ano com 34 polos de ensino distribuídos em sete estados brasileiros e em Portugal.
Esta expansão reflete o compromisso do projeto em levar educação cidadã através da música para além de qualquer fronteiras. A diversidade dos novos locais, que variam desde áreas metropolitanas do Rio de Janeiro até a região amazônica em Manaus e o contexto europeu em Braga, Portugal, destaca a adaptabilidade e relevância do projeto. Com esta abordagem, a EMC não apenas reforça seu papel na promoção da cultura e educação, mas também na formação de uma consciência cidadã entre jovens de diferentes origens sociais e culturais.