A Oficina Criativa, experiência piloto da Agência do Bem, que acontece desde março na Cidade de Deus, tem por objetivo trabalhar com os alunos da Escola de Música e Cidadania valores humanos, como solidariedade e respeito, além de discutir temas mais amplos pertinentes ao meio ambiente e à cidadania.
De início, foi criado um grupo de consultores-educadores para desenvolver a metodologia e o plano de aula dos encontros que se estenderão até dezembro. Os encontros ocorrem semanalmente, todas as terças-feiras, na sede do projeto na Cidade de Deus.
A proposta da Agência do Bem com a Oficina Criativa é desenvolver habilidades comportamentais e estimular atitudes mais conscientes em seus alunos, especialmente aqueles que, por diversas razões, não venham a se desenvolver musicalmente. Como além de música, a escola é também de cidadania, espera-se através destes encontros formar futuros cidadãos.
A ideia da revista surgiu na primeira semana de atividades do segundo semestre, quando perguntamos quais eram as expectativas dos alunos e o que eles gostariam de vivenciar. Cada turma sugeriu um tema diferente. Uma delas sugeriu que criássemos um livro dos alunos da Escola de Música e Cidadania. Juntamos então todas as ideias e a revista tornou-se um dos meios pelos quais os grupos aprofundaram-se nos temas propostos. Utilizando materiais simples e de fácil acesso. Assim, desenvolveram habilidades de criação coletiva, como escutar, expressar opiniões, entrar em consenso e dialogar – explica o facilitador dos encontros, Rafael Ceccon.