A Agência do Bem, em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República e a Coordenação Estadual dos ODM, com apoio do Banco do Brasil, realizou no dia 26 de março de 2014, no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil, o 6º Fórum da Rede de Organizações do Bem.
Com palestra sobre o 5º Objetivo do Milênio “Melhorar a Saúde das Gestantes” e a capacitação em “Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais”, o 6º Fórum da Rede de Organizações do Bem contou com as exposições da Coordenadora Geral de Saúde das Mulheres no Ministério da Saúde, Sra. Liliane Brum Ribeiro, e do Presidente da Agência do Bem, Alan Maia.
A Coordenadora do Ministério da Saúde trouxe dados a respeito dos altos índices de mortalidade de mães e bebês e as ações que estão sendo feitas para reverter esse quadro, como a Rede Cegonha e o Pai Canguru, bem como as estratégias para monitorar as ações do sistema médico, uma vez as ações sendo instaladas.
A palestra de Alan Maia discorreu sobre o conceito de resultados de projetos sociais e como fazer o monitoramento e a avaliação das iniciativas. A abordagem foi bastante prática, passo-a-passo, utilizando um estudo de caso como exemplo. Ele conta que o monitoramento e avaliação dos projetos sociais é uma atividade ainda muito pouco efetiva no cotidiano das ONGs. Porém, a sociedade e, principalmente, os parceiros e patrocinadores tendem a exigir cada vez mais isso: a capacidade das organizações demonstrarem a efetividade dos seus projetos.
“As organizações cada dia mais precisam buscar aperfeiçoar seus métodos de trabalho e demonstrar à sociedade a relevância e os resultados dos seus projetos. Somente com isso seremos capazes de legitimar os nossos esforços e atrair mais apoio que nos tragam, inclusive, sustentabilidade de longo prazo”. – diz Alan Maia, Presidente da Agência do Bem.
Durante o fórum, a Coordenadora Executiva da Agência do Bem, Renata Moraes, fez o lançamento do “Edital Canal Digital – Apoio para Montagem de um Laboratório de Informática”. Maiores informações a respeito de como participar do Edital podem ser encontradas aqui.