Daily Archives

2 de outubro de 2024

Nova Sinfonia se apresenta com a OSB no Museu de Arte do Rio

Por | Notícias

No dia 20 de setembro, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia (OCNS) realizou uma apresentação no Museu de Arte do Rio (MAR) em conjunto com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). A performance fez parte do projeto Conexões Musicais, que tem como objetivo reunir jovens talentos de projetos sociais com músicos da OSB, que possuem ampla experiência de palco.

Essa iniciativa é promovida pela Machado Meyer, patrocinadora de ambos os grupos musicais. “Para os integrantes da OCNS, essa experiência vai além do palco. Participar de um projeto como o Conexões Musicais contribui para sua formação artística e cidadã”, afirmou Vitor Damiani, maestro da OCNS.

A apresentação proporcionou um encontro entre diferentes gerações e realidades, destacando a importância da inclusão e da diversidade no ambiente musical. Para muitos jovens da OCNS, essa colaboração representa uma oportunidade singular de desenvolvimento, não apenas musical, mas também pessoal. Ao vivenciarem a disciplina, o trabalho em equipe e a responsabilidade envolvida em uma grande performance, os jovens músicos ampliam suas habilidades e valores.

A parceria entre a Orquestra e Coro Nova Sinfonia e a Orquestra Sinfônica Brasileira reforça a importância da democratização do acesso à cultura e à educação musical, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para todos os envolvidos.

Escolas de Música e Cidadania em Portugal retomam atividades

Por | Notícias

Os polos de ensino das Escolas de Música e Cidadania em Portugal retomaram suas atividades no início de setembro, marcando o reencontro dos 60 alunos de Picoto e Fujacal após as férias de agosto. Patrícia Azevedo, diretora da Agência do Bem em Portugal, destacou o entusiasmo da equipe para o início deste novo ciclo.

“Estamos muito animados com o começo deste semestre. Os alunos voltaram com diversas novidades sobre o que estudaram durante as férias, orientados pelos professores, e estão curiosos sobre o que será proposto para o desenvolvimento coletivo”, comentou Patrícia.

O tema central do semestre, definido de forma colaborativa, será “Equilíbrio do Meio Ambiente”. A proposta tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre consumo responsável, gestão de resíduos e preservação ambiental, refletindo as necessidades observadas nos bairros de Braga, onde os polos de ensino estão localizados. Essa abordagem não só fortalece a formação musical dos alunos, mas também promove sua conscientização cidadã, preparando-os para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades.

Por meio deste tema, a Escola de Música e Cidadania reafirma seu compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhando suas atividades às metas internacionais de preservação ambiental e sustentabilidade.

Agência do Bem recebe Prêmio FGV de Responsabilidade Social

Por | Notícias

No dia 30 de Setembro ocorreu o III Seminário de Responsabilidade Social da Fundação Getúlio Vargas. Organizado pelo Fórum Permanente de Responsabilidade Social da FGV Conhecimento, o evento teve o objetivo de colocar em pauta as principais discussões sobre os desafios e soluções para enfrentamento de questões sociais mais urgentes no Brasil sob a ótica dos setores privado, público e do terceiro setor.

Durante o evento, foi entregue o I Prêmio FGV de Responsabilidade Social como forma de dar destaque a experiências no campo social que obtiveram resultados positivos no enfrentamento de problema relacionados à desigualdade, educação, saúde e sustentabilidade.

O prêmio foi concedido a três projetos que se destacaram pela inovação, impacto social e capacidade de replicação em diferentes contextos.

A Agência do Bem teve a honra de estar entre as três organizações que receberam a premiação. “Falar de responsabilidade social significa colocar o humano no centro. Somente seremos capazes de fazê-lo enquanto sociedade dita civilizada a partir do diálogo franco e honesto, que se abre com gentileza à escuta e à contribuição do outro. Os desafios humanos dos nossos tempos se avolumam fazendo da busca de novas práticas sociais um objetivo não apenas necessário, mas urgente”, compartilhou Alan Maia, fundador da organização, em discurso, na cerimônia de entrega do prêmio.

A importância dessa distinção não se limita apenas ao reconhecimento das iniciativas da Agência do Bem, mas também reflete a qualidade do trabalho que vem sendo realizado em prol de uma sociedade mais justa e equitativa.

A instituição agradece a todos os colaboradores, parceiros e empresas patrocinadoras, que tornam possível o impacto social gerado através das nossas iniciativas.