Monthly Archives

julho 2024

Orquestra e Coro Nova Sinfonia inaugura temporada de concertos em 2024

Por | Notícias

Nos domingos dos dias 16, 23 e 30 de junho, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia subiu aos palcos do Teatro dos Grandes Atores, localizado no Shopping Barra Square, para apresentar ao público o concerto com a temática “Clássicos Brasileiros”.

“É maravilhoso estar de volta aos palcos e poder fazer aquilo de que gosto, com pessoas de quem gosto. Esse repertório foi maravilhoso e acredito que cada um pode mostrar o seu talento. No final, eu falei com algumas pessoas, e todos ficaram muito emocionados, principalmente a minha família. Amo fazer parte deste grupo”, relatou Evelyn Castilho, violinista da OCNS.

O público foi agraciado com um repertório que celebrou a riqueza e a diversidade da música brasileira, contando com músicas como “O Guarani”, de Carlos Gomes, “Mourão”, de César Guerra-Peixe, adaptada por Francisco Carriço, e “Lua, lua”, composta por Esther Scliar. A peça “Mulungu Fuloriô”, de Antônio Vaz, trouxe um toque de regionalismo, seguida pela “Suíte Vila Rica”, de Mozart Camargo Guarnieri, com adaptação de Vitor Damiani.

Após a sequência de concertos, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia retoma os ensaios semanais para se preparar para a próxima temporada, que acontecerá no mês de outubro.

Escolas de Música e Cidadania dão início à temporada de recitais comunitários.

Por | Notícias

Ao longo dos meses de junho e julho, acontecem os recitais comunitários das Escolas de Música e Cidadania da Agência do Bem, evento de culminância e de encerramento de semestre, onde os alunos do projeto têm a oportunidade de realizar uma apresentação musical e artística para demonstrarem as habilidades aprendidas em sala de aula. Ao todo, serão 34 polos de ensino realizando o evento. Os primeiros polos que iniciaram esta temporada de recitais foram os polos de Fujacal e Picoto, em Portugal, no dia 22 de junho.

Agência do Bem realiza 6° Fórum da Rede do Bem de São Paulo

Por | Notícias

No início de junho, a Rede do Bem convocou organizações do terceiro setor de São Paulo para participarem da sexta edição dos encontros. O evento ocorreu no teatro do SESC 14 BIS, no Bairro Bela Vista, reunindo dezenas de representantes de entidades sociais para uma tarde de palestras e networking.

As palestras abordaram temas importantes e relevantes para a gestão de OSCs. A primeira, intitulada “Captação de Recursos: Fontes e Estratégias”, foi liderada pelo consultor e professor Robert Lang, que apresentou os diferentes caminhos que as OSCs podem buscar para custear suas atividades. A segunda palestra foi realizada pela especialista em projetos socioambientais, Fabiana Toyama, e teve como tema “Gestão Qualificada para o Desenvolvimento Institucional”, expondo os processos internos que as organizações sociais podem adotar almejando profissionalizar sua atuação.

“Eu acredito que o momento mais importante do 6° Fórum da Rede do Bem de São Paulo foi a hora em que cada organização presente pôde se apresentar e assim potencializar conexões entre elas. Nada é mais a cara da Rede do Bem do que ser um lugar de network entre instituições sociais”, relatou Elio Raymundo, presidente da Agência do Bem. Durante o evento, foi entregue o 2° Prêmio Eny Moreira de Direitos Humanos para a Comissão Arns, reconhecendo o trabalho da Comissão na luta pela justiça social.

Alunos da EMC de Portugal se apresentam no Festival de Inovação Social

Por | Notícias

A convite do Human Power Hub, BragaHabit e do Município de Braga os alunos das Escolas de Música e Cidadania dos polos do Picoto e de Fujacal realizaram uma apresentação no 6° Festival de Inovação Social. O evento, que ocorreu no Largo de São João do Souto, tem o objetivo de reunir importantes atores de mobilização social de Braga estimulando a troca de experiências e o compartilhamento de práticas de empreendedorismo social na cidade.

“Pelo segundo ano consecutivo, tivemos a oportunidade de subir ao palco do evento mais importante de inovação social da cidade de Braga, permitindo que os alunos das EMC apresentassem o resultado do trabalho que desenvolvem com tanto amor e dedicação. Participar desta apresentação é muito mais do que mostrar o resultado musical do projeto é valorizar a vida das crianças e jovens e as suas origens”, contou Patrícia Azevedo, diretora da Agência do Bem em Portugal.

Uma importante característica das turmas da cidade de Braga são as diversas origens culturais dos alunos, contando com a participação de alunos portugueses, brasileiros, indianos, chineses, poloneses e italianos. Esta rica formação de múltiplas nacionalidades apresenta-se como uma excelente oportunidade para abordar temas importantes para a formação cidadã, como: inclusão social, combate à xenofobia e a importância do respeito às diferenças. O evento proporcionou um espaço para que os jovens músicos pudessem expressar suas habilidades artísticas e culturais, ao mesmo tempo em que promoveu a integração social e o fortalecimento dos laços comunitários.