Vencedor do 4° Edital de Microprojetos da Rede do Bem de São Paulo, o Centro de Promoção Social Bororé, localizado no Grajaú, na zona sul da capital, utilizou os recursos conquistados na premiação para oferecer oficinas de artesanato para mulheres interessadas em desenvolver suas habilidades em corte e costura.
“Os editais de microprojetos são fundamentais para alcançar organizações sociais de base comunitária que estão buscando financiar suas atividades. É muito gratificante acompanhar todo o processo que vai desde a inscrição nos editais de microprojetos até a execução da iniciativa na prática. Nesse sentido, ficamos muito felizes ao ver as vidas das mulheres que serão impactadas pela
oficina de corte e costura realizada com os recursos que o CPS Bororé conseguiu com o edital de microprojetos”, declara Beatriz Tavares, articuladora da Rede do Bem.
O projeto tem como objetivo atender cerca de 40 mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social para que possam, através de técnicas aprendidas nas oficinas, gerar renda com as vendas dos seus artesanatos. Além de proporcionar uma oportunidade de independência financeira, as oficinas buscam fortalecer a autoestima e o empoderamento feminino, criando um espaço de troca de experiências e suporte mútuo entre as participantes.
Este aspecto comunitário e de ajuda é tão importante quanto as habilidades técnicas adquiridas, uma vez que contribui para a construção de uma rede solidária de mulheres que se apoiam na busca por independência financeira e desenvolvimento pessoal.