Daily Archives

5 de fevereiro de 2024

Rede do Bem Finaliza Bem Mentoria Com Sessão de Pitchs de Ongs Participantes

Por | Notícias

No dia 17 de janeiro, ocorreu o último encontro da Bem Mentoria, uma iniciativa da Rede do Bem que teve como objetivo oferecer capacitação técnica a três organizações atuantes na zona oeste do Rio de Janeiro. Na ocasião as organizações apresentaram um pitch de 10 minutos perante uma banca, defendendo o investimento que pleiteavam para financiar os projetos desenvolvidos durante o Bem Mentoria.

 

“Na dinâmica atual do mercado, onde cada segundo é valioso, a objetividade torna-se um elemento crucial. Um pitch eficaz, que destaca apenas as informações essenciais, não só capta, mas também mantém a atenção do potencial financiador, o que é fundamental no processo de tomada de decisão. Portanto, a precisão e a concisão são vitais para realizar um pitch de sucesso que encante os patrocinadores”, afirmou Beatriz Tavares, articuladora da Rede do Bem.

 

Após a realização dos pitches, os representantes das organizações receberam feedbacks da banca composta por integrantes da diretoria da Agência do Bem Alan Maia, Elio Raymundo, Cláudia França, e por Vivian Almeida, Analista do Instituto Phi.

Os principais pontos de atenção levantados referiam-se à necessidade de dominar os valores financeiros solicitados aos potenciais patrocinadores e à maior clareza em como o recurso recebido seria utilizado. Ao final , as três organizações participantes – Instituto Terreiro Sustentável, Movimento Desabafo Urbano e o Centro de Apoio ao Movimento Popular da Zona Oeste – receberam o prêmio de R$3.000 por ter finalizado com sucesso a participação na Bem Mentoria, cumprindo todos os pré-requisitos e etapas do processo.

Fundador da Agência do Bem Realiza Planejamento Estratégico Em Portugal

Por | Notícias

No final de janeiro, Alan Maia, fundador da Agência do Bem, esteve na cidade de Braga para realizar o planejamento estratégico com a equipe responsável pela gestão dos polos portugueses.

O objetivo é construir, de forma participativa, uma visão de futuro para a atuação da organização em Portugal para os próximos anos. Alan Maia também aproveitou a viagem para realizar reuniões com parceiros institucionais locais e visitar o bairro social de Fujacal, onde um polo da Escola de Música e Cidadania será inaugurado em fevereiro de 2024.

Canal Digital Retoma Atividades Atendendo Crianças e Jovens de Campo Grande

Por | Notícias

Criado pela Agência do Bem e realizado em parceria com o Núcleo Especial de Atenção à Criança, o projeto Canal Digital visa impulsionar a inclusão digital de crianças e jovens de baixa renda de Campo Grande, oferecendo aulas gratuitas de informática, softwares e aplicativos.

Em 2024, o projeto atenderá 30 crianças e adolescentes, que terão acesso a salas de informática devidamente equipadas, professores qualificados e softwares específicos, para maximizar o aproveitamento das aulas. “O domínio de programas e softwares de informática é fundamental na educação atual. Esse acesso e capacitação em informática, oferecidos pelo projeto ampliam o aprendizado e o rendimento escolar dos jovens, equipando-os com habilidades essenciais para o sucesso na escola, na sociedade e na vida”, afirma Cláudia França, diretora executiva da Agência do Bem.

O projeto atende, desde crianças na faixa etária de 7 anos, até jovens que estão próximos de entrar no mercado de trabalho. Pesquisas recentes indicam que 80% dos participantes conseguem ingressar no mercado de trabalho após a conclusão do projeto.

Após um período de interrupção, por conta da pandemia, o Canal Digital é reintegrado à carteira de projetos da Agência do Bem, ampliando o impacto social no setor educacional.

Escola de Música e Cidadania Expande Atuação Com Abertura de Novos Polos

Por | Notícias

O projeto Escolas de Música e Cidadania (EMC) inicia o ano expandindo seu potencial de atendimento de crianças e jovens de comunidades de baixa renda por meio da abertura de seis novos polos. Destes, quatro estão localizados no Rio de Janeiro, um em Manaus, Amazonas,e outro no bairro social de Fujacal, na cidade de Braga, em Portugal.

Em Manaus, 50 alunos terão acesso a aulas de teoria musical e prática instrumental de violino e viola de arco, além de oficinas de cidadania. A chegada do projeto na região representa a expansão da metodologia da EMC para a região Norte do país, local que historicamente possui baixa oferta de serviços culturais e gratuitos. “A inauguração do novo polo em Manaus consolida nossa presença de norte a sul do país. Atender crianças de contextos culturais diversos é motivo de profundo orgulho e representa uma oportunidade única para enriquecer e ampliar o repertório cultural do projeto.”, afirma Monique Agnes, coordenadora pedagógica.

Escola de Música e Cidadania abre novos polos

 

No estado do Rio de Janeiro, a expansão se dá com a abertura de quatro novos polos de ensino, na região metropolitana (Nova Iguaçu e Itaboraí), um no norte do estado (Campos dos Goytacazes) e outro no sul do estado (Angra dos Reis). Outro importante movimento de expansão ocorre em Portugal, na cidade de Braga, com a abertura do segundo polo do projeto, atendendo 40 residentes do bairro social de Fujacal em parceria com a Fundação Bomfim através do programa da câmara de Braga, Viva o Bairro.

As Escolas de Música e Cidadania iniciam o ano com 34 polos de ensino distribuídos em sete estados brasileiros e em Portugal.

Esta expansão reflete o compromisso do projeto em levar educação cidadã através da música para além de qualquer fronteiras. A diversidade dos novos locais, que variam desde áreas metropolitanas do Rio de Janeiro até a região amazônica em Manaus e o contexto europeu em Braga, Portugal, destaca a adaptabilidade e relevância do projeto. Com esta abordagem, a EMC não apenas reforça seu papel na promoção da cultura e educação, mas também na formação de uma consciência cidadã entre jovens de diferentes origens sociais e culturais.