Daily Archives

1 de março de 2023

Prêmio Superação Educação – São Paulo: Conheça a organização social Luz e Lápis

Por | Notícias

Com o objetivo de premiar e reconhecer organizações sociais que atuaram no combate à defasagem educacional de alunos da rede pública de ensino de São Paulo durante a pandemia, a Agência do Bem, através da Rede de Organizações do Bem de São Paulo, lançou o Prêmio Superação Educação. A organização Luz e Lápis, localizada em Santo Amaro, foi uma das instituições vencedoras da premiação. Com 35 anos de existência, a organização tem como objetivo proporcionar o acesso à educação de qualidade para 130 crianças com idades entre 01 a 06 anos. A Luz e Lápis acredita na força do investimento na primeira infância para contribuir com a redução das desigualdades sociais, dessa forma desenvolve projetos com foco nos seguintes eixos: Educação, Saúde, Proteção e Inclusão Social.

Durante a pandemia, a organização realizou importantes atividades educacionais e assistenciais com as crianças participantes do projeto e com seus familiares. Entre as ações que se destacam estão entrega mensais de kits pedagógicos e kits das emoções para garantir que as crianças pudessem dar continuidade ao trabalho pedagógico, realização de reuniões periódicas com os responsáveis para avaliar, orientar e direcionar o desenvolvimento integral de cada criança, envio de conteúdo informativo sobre prevenção e cuidados sobre saúde para as famílias atendidas e o encaminhamento para atendimento psicológico das crianças. A atuação da Luz e Lápis alcançou resultados relevantes como a garantia da segurança alimentar de 175 crianças e o desenvolvimento psicoemocional do público atendido.

Na próxima edição do Bem me Quer, apresentaremos outra organização vencedora da premiação Superação Educação – São Paulo

Novas empresas compõem o time de parceiros da Agência do Bem

Por | Notícias

A Agência do Bem tem o prazer de anunciar a chegada de quatro novas empresas que agora fazem parte da sua rede de parceiros. A Távola, o Grupo Salta Edu, a Menthor e a BR Marinas se juntaram à organização com o objetivo de apoiar o projeto das Escolas de Música e Cidadania e continuar possibilitando educação cidadã para 2.000 crianças e adolescentes residentes de comunidades de baixa renda participantes do projeto. 

Damos boas vindas aos novos  parceiros institucionais!

Escolas de Música e Cidadania dão início ao ano letivo

Por | Notícias

Na semana do dia 13 de fevereiro, os 28 polos das Escolas de Música e Cidadania iniciaram as atividades do primeiro semestre de 2023. Ao todo, cerca de 2.000 crianças e adolescentes estão inscritas no projeto que fornece gratuitamente aulas de teoria e prática musical de instrumentos como violino, viola de arco, trompa, trompete, tuba, violoncelo, flauta doce, flauta transversal, clarinete, percussão, violão, cajon flamenco e canto coral.

Além das aulas musicais, os alunos também participam de oficinas de cidadania, onde realizam atividades e dinâmicas que abordam temas relevantes sobre os direitos humanos e que são essenciais para o desenvolvimento de uma consciência crítica e ativa na sociedade.

O projeto está presente em seis estados brasileiros e este ano inaugurou um polo em Portugal, na cidade de Braga, ganhando status internacional. “Os desafios pedagógicos das Escolas de Música e Cidadania são enormes: o trabalho da equipe pedagógica, entre outras coisas, tem sido o de entender como operacionalizar um projeto que está presente em locais diferentes, com cenários culturais distintos e com particularidades específicas sem esquecer os processos metodológicos que norteiam o projeto. Como educadores sociais, prezamos pelo olhar sensível às demandas locais ao mesmo tempo que temos um forte comprometimento com a agenda global de educação”, afirma Monique Agnes, coordenadora pedagógica do projeto.

AGÊNCIA DO BEM FORMALIZA PARCERIA E INICIA ATUAÇÃO INTERNACIONAL

Por | Notícias

No dia 1° de fevereiro, a Agência do Bem firmou parceria com a Associação de Moradores de Nogueira da Silva com o objetivo de instalar a primeira sede comunitária das Escolas de Música e Cidadania (EMC) e iniciar as atividades do projeto na cidade de Braga, em Portugal.

O polo, que teve sua atividade inaugural no dia 14 de fevereiro, oferece aulas gratuitas de violão, cajon flamenco, canto coral e oficinas de cidadania global para residentes do bairro social do Picoto, composto por ciganos , grupo historicamente estigmatizado e alvo de preconceitos. “Em Portugal, o desafio que se apresentou foi o atendimento de uma comunidade formada integralmente por ciganos, no bairro social do Picoto. É um desafio novo, mas extremamente estimulante”, afirma Alan Maia, fundador da Agência do Bem.

A inauguração do novo polo é fruto de uma visão institucional que surgiu durante o planejamento estratégico da Agência do Bem em 2019. A equipe constatou que, após ter presença nacional, o projeto havia alcançado grau de maturidade suficiente para que sua metodologia fosse exportada para outros países, atendendo novos públicos em cenários  culturais diferentes do Brasil.

No segundo semestre de 2022, o embarque institucional do projeto em Portugal ganhou maior senso de concretude, com o estabelecimento de importantes parcerias com entidades locais como a Fundação Bomfim e o Human Power Hub. Em dezembro do mesmo ano, a Escola de Música e Cidadania foi selecionada pelo programa “Viva o Bairro” da Câmara de Braga, que busca dinamizar oportunidades culturais para os bairros sociais da cidade.

Com os recursos provenientes do edital e com uma rede de parceiros locais constituída, o sonho de expandir a atuação do projeto para outro país tornou- se realidade. Neste momento, crianças e adolescentes portugueses estão sendo atendidos pela mesma tecnologia social aplicada em 27 comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Ceará e Santa Catarina