Com o objetivo de premiar e reconhecer organizações sociais que atuaram no combate à defasagem educacional de alunos da rede pública de ensino de São Paulo durante a pandemia, a Agência do Bem, através da Rede de Organizações do Bem de São Paulo, lançou o Prêmio Superação Educação. A organização Luz e Lápis, localizada em Santo Amaro, foi uma das instituições vencedoras da premiação. Com 35 anos de existência, a organização tem como objetivo proporcionar o acesso à educação de qualidade para 130 crianças com idades entre 01 a 06 anos. A Luz e Lápis acredita na força do investimento na primeira infância para contribuir com a redução das desigualdades sociais, dessa forma desenvolve projetos com foco nos seguintes eixos: Educação, Saúde, Proteção e Inclusão Social.
Durante a pandemia, a organização realizou importantes atividades educacionais e assistenciais com as crianças participantes do projeto e com seus familiares. Entre as ações que se destacam estão entrega mensais de kits pedagógicos e kits das emoções para garantir que as crianças pudessem dar continuidade ao trabalho pedagógico, realização de reuniões periódicas com os responsáveis para avaliar, orientar e direcionar o desenvolvimento integral de cada criança, envio de conteúdo informativo sobre prevenção e cuidados sobre saúde para as famílias atendidas e o encaminhamento para atendimento psicológico das crianças. A atuação da Luz e Lápis alcançou resultados relevantes como a garantia da segurança alimentar de 175 crianças e o desenvolvimento psicoemocional do público atendido.
Na próxima edição do Bem me Quer, apresentaremos outra organização vencedora da premiação Superação Educação – São Paulo