Em primeiro lugar, o projeto aprovado no edital da Petrobras foi o “EMC – Música e Direitos em Todos os Cantos”. Ele prevê a abertura e manutenção durante os anos de 2022 e 2023 de oito novos polos da Escola de Música e Cidadania no Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente em municípios do entorno da Baía de Guanabara, além de um novo grupo orquestral. Com isso, a expectativa é de que 400 novos alunos sejam atendidos.
O fundador da Agência do Bem, Alan Maia, está animado com o futuro próximo do projeto: “É uma conquista extraordinária. A Petrobras, como maior empresa brasileira, é também historicamente a maior financiadora de projetos sociais do país. Faz um processo de seleção muito rigoroso e disputado. Só por isso, nos sentimos muito orgulhosos. É mais uma prova da qualidade do trabalho feito pela Agência do Bem. Além disso, será um contrato de dois anos, que nos confere um horizonte mais amplo do que o comum. São muitas razões para comemorar e centenas de novas crianças e jovens que poderemos atender”.
Há, ainda, mais motivos para celebrar porque além da aprovação da EMC, outros cinco projetos também foram selecionados para serem apoiados pela companhia. A Petrobras, é a maior empresa brasileira e também é, historicamente, a maior financiadora de projetos sociais do país, tendo investido cerca de um bilhão de reais em projetos socioambientais entre os anos de 2014 e 2020. O Programa Petrobras Socioambiental deste ano, busca atender os ODS 4, 8, 14 e 15 da agenda 2030 da ONU.