Monthly Archives

agosto 2018

Agência do Bem apoia projeto de costura para 40 mulheres em SP

Por | Notícias

Criada em 2006, a Associação das Mulheres de Paraisópolis está entre as organizações vencedoras do primeiro edital de Microprojetos São Paulo, realizado pela Agência do Bem. Presidida por Elizandra Cerqueira, a associação tem como parâmetro para suas ações a igualdade de gênero e etnia, além do combate à violência doméstica na comunidade onde atua, desenvolvendo atividades principalmente relacionadas a capacitação profissional, inclusão no mercado de trabalho e promoção do empreendedorismo social em formato coletivo, por meio de iniciativas sustentáveis.

  Além de oferecer cursos de culinária, beleza e construção civil, a Associação das Mulheres de Paraisópolis criou recentemente o projeto “Costurando Sonhos”, que tem como objetivo qualificar e possibilitar autonomia financeira na área de corte e costura. Com apoio do SENAI, a instituição teve o espaço equipado com maquinário, mas carecia dos materiais a serem utilizados na produção das peças, além de verba para pagamento de professor. Com o prêmio de R$ 4.000,00 via edital, insumos e acessórios foram adquiridos, bem como foi realizada a contratação de uma pessoa qualificada para instrução das alunas, possibilitando o começo efetivo das atividades.

  “O projeto Costurando Sonhos foi pensado com muito carinho e com o compromisso de mobilizar as mulheres que desejam trabalhar, ter sua renda própria através da costura. A Agência do Bem está viabilizando as primeiras turmas deste projeto, que já é mais um sonho realizado, capacitando 40 mulheres. O apoio da Agência do bem foi fundamental para realização destas 02 turmas que encontram-se em andamento”, diz Elizandra Cerqueira.

  No mês de setembro, a Agência do Bem irá lançar o segundo edital de Microprojetos para as organizações de São Paulo, conjuntamente com a segunda edição do Fórum Rede do Bem, beneficiando novas instituições e sempre fortalecendo o seu intercâmbio com os projetos locais.

ONGS aprendem a elaborar programa de voluntários no 19º fórum

Por | Notícias

Realizado no dia 16/08, no Centro Cultural Banco do Brasil, o 19º Fórum da Rede do Bem reuniu diversas lideranças para uma abordagem direcionada às organizações do Terceiro Setor interessadas em implementar ou fortalecer seu quadro de voluntariado. A palestra foi conduzida por Rosa Diaz, coordenadora do site Atados, uma das mais tradicionais plataformas sociais destinadas a conectar pessoas a oportunidades de voluntariado. Além do planejamento, foram apresentadas descrições sobre os diferentes perfis de voluntários, análises sobre o ambiente interno das ONGs e uma exposição dos cases de sucesso da Atados, com base nas estratégias utilizadas para alcançar os resultados desejados.

Seguindo a programação padrão, o evento contou também com um bloco dedicado ao desdobramento da Agenda 2030, criada pela ONU. Com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Vida na Água” (ODS 14), o engenheiro e oceanógrafo David Zee fez uma explanação sobre o uso sustentável dos recursos marinhos. Reforçando a questão na prática, o fórum contou com participação da associação de pescadores AHOMAR, uma das vencedoras do VII edital de Microprojetos, realizado pela Agência do Bem, que falou sobre o seu trabalho na preservação do ecossistema da Baía de Guanabara. Líderes das demais ONGs vencedoras do edital também compareceram para receber o certificado de premiação, entregue por Alan Maia, fundador da Agência do Bem.

Pais de alunos participam de oficina de nutrição na Cidade de Deus

Por | Notícias

No dia 26 de julho, foi realizada uma oficina de Nutrição e Saúde, na sede da Agência do Bem, na Cidade de Deus. Conduzida pela nutricionista convidada Camile Franco, a atividade foi direcionada aos pais e responsáveis dos alunos da Escola de Música e Cidadania, trazendo conversas e orientações sobre alimentação saudável e sua importância no desenvolvimento do público infanto-juvenil. Também foi realizada uma dinâmica com objetivo de conhecer o cardápio habitual das famílias, tirando dúvidas específicas de cada participante e reforçando o papel dos mesmos na elaboração e manutenção de um plano alimentar equilibrado e nutritivo.

São Paulo recebe o 20º polo das Escolas de Música e Cidadania

Por | Notícias

Contando com polos de ensino no Rio de Janeiro e em outros cinco estados do Brasil, o projeto das Escolas de Música e Cidadania somou, no último mês, 20 unidades em atuação. No dia 09/08, o polo Jaguariúna, localizado na região metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, abriu suas portas para atender 50 alunos com aulas gratuitas de canto coral, em parceria com a Associação Amigos do Padre Gomes.

  “Inauguramos nosso segundo polo no estado. É uma expansão da Agência do Bem para o interior, e um novo desafio para o segundo semestre. As aulas serão conduzidas pelo professor Rinaldo Zamai, que já possui bastante experiência e está bem animado!”, comenta Marina Cipolla, supervisora de projetos da Agência do Bem, em São Paulo.

  A inauguração é mais um reflexo da intensificação das atividades da Agência do Bem em território paulista, onde também realiza o trabalho em rede com outras ONGs, realizando ciclos de capacitação em gestão por meio de fóruns gratuitos, e abertura de editais de microprojetos. No início de 2018, o primeiro polo de ensino musical na região foi inaugurado em São Remo, comunidade localizada no Butantã, na região metropolitana, onde beneficia 100 alunos com aulas de violino, viola e teoria musical, numa parceria com o Circo Escola Bom Jesus. Em conjunto, os dois polos atendem 150 crianças e jovens , dos 07 aos 17 anos

Recitais celebram semestre de atividades em 19 polos pelo Brasil

Por | Notícias

Para alguns jovens, aquele frio na barriga antes da primeira apresentação, principalmente nos polos mais recentes das Escolas de Música e Cidadania. Em julho foram realizados os recitais comunitários, uma oportunidade de os alunos mostrarem sua evolução ao longo dos meses, com apresentações em conjunto nas mais variadas modalidades de instrumentos e também canto coral.

O ano de 2018 está sendo especial para o projeto, marcando a expansão do mesmo em nível nacional, atendendo outros cinco estados, contando também com recentes unidades no Rio, nos bairros de Santa Cruz e Rocha. Apesar de ter sido apenas o primeiro evento nesses polos, todos deram exemplo de organização e compromisso,refletindo total alinhamento com as atividades propostas, além de resultados cada vez mais expressivos.

Acompanhando de perto as atividades, o fundador da Agência do Bem, Alan Maia, fez questão de agradecer a equipe e todos os envolvidos no trabalho realizado, sempre reforçando a importante participação dos pais e responsáveis em todo o processo de aprendizado. O segundo semestre de aulas já começou, e em dezembro serão realizados novos recitais, trazendo ainda mais avanços e conquistas dos alunos.

Agência do Bem divulga resultado do VII Edital de Microprojetos RJ

Por | Notícias

Somando quase oitenta inscrições, o VII Edital de Microprojetos RJ teve seu resultado divulgado no dia 31/07, selecionando três organizações que, após a fase de análise documental e demais trâmites necessários, receberão o prêmio de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) cada. Conheça a seguir os projetos selecionados:

*Grupo Alfazendo

Atuante no bairro Cidade de Deus, seu objetivo principal é a transformação da realidade local através de iniciativas educacionais, culturais e de promoção social. No currículo constam atividades como formação de educadores populares e coordenação local na elaboração do plano para desenvolvimento comunitário da CDD.

*AHOMAR

A Associação Homens do Mar da Baía de Guanabara desenvolve um trabalho de proteção aos recursos marinhos, denunciando crimes ambientais que acontecem frequentemente nas praias, ilhotas e rios da Baía e outras regiões do Rio, a exemplo de vazamentos de dutos de gás e óleo e mortandade de espécies por contaminação química.

*Grupo Condessa Paula

O grupo presta atendimento à população em situação de rua, em cinco bairros da Zona Oeste, oferecendo apoio alimentar e higiênico, atividades com grupos sócio-educativos, oficinas variadas, assistência jurídica e plantões sociais.

IBMR utiliza plataforma Rede do Bem para seleção de ONGs

Por | Notícias

Criada a partir do trabalho de mapeamento realizado pela Agência do Bem, a plataforma concentra informações de diversos projetos sociais que fazem parte das ações em rede realizadas pela organização, dando visibilidade às iniciativas.  Um dos recentes resultados foi a pesquisa feita pelo IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação), para uma planejada ação de Responsabilidade Social. Com a busca personalizada, o IBMR selecionou seis ONGs para serem beneficiadas com atendimento direto feito pelos alunos de seus próprios cursos, que vão de áreas de saúde a negócios. Eles irão auxiliar na execução das principais demandas declaradas pelas organizações, contando com toda a supervisão dos professores e coordenadores.

Nova Sinfonia brilha nos palcos do Festival Sesc de Inverno

Por | Notícias

O último fim de semana do mês de julho contou com agenda cheia para a Orquestra e Coro Nova Sinfonia. Nos dias 27 e 28, o grupo se apresentou no Festival SESC de Inverno, um dos maiores eventos culturais da região serrana do Rio. No Teatro Mecanizado, localizado no interior do luxuoso palácio Quitandinha, em Petrópolis, era iniciada a série de concertos.

Além da apresentação solo, a formação também dividiu o palco com músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, da Orquestra Jovem Sesc Sergipe e Piauí, e ainda com o grupo de coral Canarinhos de Petrópolis. No dia seguinte, a cidade de Nova Friburgo recebia o grupo para o segundo dia de festival. As apresentações trouxeram um repertório variado, indo de grandes clássicos da MPB, como ‘’Aquarela do Brasil’’, até sucessos internacionais, a exemplo de ‘’Hallelujah’’, de Leonard Cohen.

Já encerrando o fim de semana, era hora de retornar ao tradicional palco do Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, com o concerto ‘’Músicas do Mundo’’, onde a Nova Sinfonia levou o espectador para um passeio musical por diversas manifestações culturais e folclóricas, apresentando composições originárias de países como China, Nova Zelândia, África do Sul e muitos outros. Tudo isso sem perder o lado didático, marca dos concertos regidos pelo maestro Vitor Damiani. O último concerto desta série temática acontece no dia 26 de agosto.