Monthly Archives

abril 2018

São Paulo recebe 1º Fórum da Rede de Organizações do Bem

Por | Notícias

Lotando o auditório da Pinacoteca de São Paulo, e somando 340 pré-inscrições, a primeira edição do Fórum da Rede do Bem na capital trouxe muito conteúdo e mobilização na tarde de 18 de abril. Contando com especialistas nos assuntos do Terceiro Setor, o evento gratuito teve em sua programação palestras sobre temas relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), captação de recursos para ONGs e abordagem sobre direitos humanos nas periferias, por meio das apresentações de Leonardo Sakamoto (doutor em Ciência Política pela USP, diretor da ONG Repórter Brasil e jornalista), João Paulo Vergueiro (diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR) e Haroldo Machado Filho (assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD).
Antes do início das palestras, o presidente da Agência do Bem, Alan Maia, apresentou o trabalho da organização e uma pesquisa completa sobre a atuação e perfil das instituições no Rio de Janeiro e São Paulo, embasando a importância e o desenvolvimento do trabalho em rede. O fórum integra as primeiras ações da Agência do Bem na cidade, replicando o modelo realizado no Rio, e trouxe também a abertura do seu 1º Edital de Microprojetos, que beneficiará cinco organizações com um aporte de R$ 4 mil para cada selecionada. No Rio, o próximo fórum já tem data para acontecer, e será no dia 14/05, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com início às 13h30.

Agência do Bem abre Edital de Microprojetos para ongs de São Paulo

Por | Notícias

Lançado em conjunto com o Fórum da Rede de Organizações do Bem, em São Paulo, o Edital de Microprojetos para organizações paulistanas já está disponível para inscrições. A iniciativa faz parte das ações da Rede do Bem na capital. No total, serão beneficiados cinco projetos com um aporte de até R$ 4 mil para cada selecionado.
Diferentemente da complexidade de preenchimento de alguns editais destinados ao Terceiro Setor, a Agência do Bem traz um edital enxuto e claro, facilitando o processo de inscrição. No entanto, é essencial atentar para alguns dos requisitos de participação, como: ser entidade legalmente constituída; dispor de CNPJ; apresentar histórico consistente de atuação social e essencialmente atuar na Região Metropolitana de São Paulo. A abertura das inscrições começaram no dia 19 de abril e o término será no dia 18 de maio. Já o resultado do edital, aguardado ansiosamente por todas as instituições, sairá exatamente um mês depois (18/06). Para saber os detalhes e baixar o formulário de inscrição, clique aqui. No Rio, também será aberto o edital de Microprojetos, com data a ser definida.

Nova Sinfonia participa do aniversário de 350 anos da Merck

Por | Notícias

No dia 18 de abril, integrantes da Orquestra e Coro Nova Sinfonia participaram da celebração dos 350 anos da Merck, a empresa farmacêutica e química mais antiga do mundo. Parceira do projeto desde 2011, a Merck compartilha com a Agência do Bem muitas histórias rumo à transformação social, com uma trajetória de sucesso corporativo e também sustentável. Além de clássicos da música popular brasileira, a Nova Sinfonia apresentou também uma versão adaptada do hino da empresa, aparecendo para milhares de funcionários em diferentes países, por meio da transmissão feita durante todo o evento.

ONG Roda Viva aplica prêmio de edital na estruturação de espaço literário

Por | Notícias

Dando prosseguimento à apresentação dos vencedores do VI Edital de Microprojetos da Rede de Organizações do Bem, chegamos ao último beneficiado, a Associação Projeto Roda Viva. A Roda Viva é uma organização de caráter educacional, criada em 1989, a partir da luta de professores universitários em prol do ensino de qualidade. A educação é trabalhada pela Roda Viva por meio de diferentes programas, que exploram o desenvolvimento comunitário e o fortalecimento do ensino transmitido pela escola pública. Foi no Complexo do Borel, zona norte do Rio de Janeiro, especificamente na comunidade Chácara do Céu, que a organização se tornou referência, atendendo cerca de 120 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade.

Graças ao Roda Viva, esses jovens são assistidos por atividades de reforço escolar, esporte, informática educativa e artes plásticas, além de receberem café da manhã, almoço e lanche todos os dias. O prêmio oferecido pela Agência do Bem está sendo aplicado na estruturação de uma biblioteca, visando o estímulo à leitura, sempre valorizando o lúdico por trás desta atividade. A materialização disto é um espaço pensado para ter uma configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da criatividade. Para tal, se fazem necessários o uso de artifícios como bonecos de fantoches, quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, livros de literatura, pufes, trajes de fantasias, entre outros, todos custeados pelo recurso adquirido no edital.  A equipe da Agência do Bem e os jovens beneficiados pelo projeto mal podem esperar para verem a biblioteca funcionando a todo vapor. Para conhecer mais sobre o Roda Viva, acesse www.rodaviva.org.br.

Alan Maia é selecionado para programa internacional

Por | Notícias

PRESIDENTE DA AGÊNCIA DO BEM PARTICIPOU DO FELLOWSHIP DA FUNDAÇÃO FORD

Em março foi realizado pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, o Ford Motor Company International Fellowship, um dos mais tradicionais programas globais de reconhecimento e apoio a lideranças do Terceiro Setor, e que faz parte do conjunto de iniciativas sociais da fabricante multinacional de automóveis Ford. Dentre mais de 150 inscritos para participar do evento, dos quais foram apenas 12 selecionados, estava Alan Maia, presidente da Agência do Bem.

Atuante na área social há mais de 25 anos, Alan possui um longo histórico de ações no Terceiro Setor, sendo um dos fundadores da instituição que preside há 13 anos e que possui importantes prêmios e reconhecimentos. “Na verdade eu me vejo como representante de algo que está além de mim, que é a Agência do Bem. Portanto, esse reconhecimento que veio para a pessoa física se justifica pelo bom trabalho da instituição que represento. Esse mérito precisa ser compartilhado com centenas de pessoas que contribuíram ao longo dos anos para que a Agência do Bem se tornasse uma organização de destaque a esse ponto de nos levar a integrar um grupo tão seleto de lideranças do terceiro setor”.

O programa, que já acontece há quase duas décadas, trouxe na sua última edição workshops, discussões em grupo e treinamento prático com especialistas internacionais durante cinco dias consecutivos, com objetivo de fazer com que as organizações representadas crescessem ainda mais nas ações e no impacto de suas atividades. “A gente sempre tem o que aprender, o setor social é muito dinâmico, temos a todo tempo o surgimento de novas ferramentas e tecnologias ou novas abordagens a questões que julgávamos bem conhecidas. Também foi muito bom poder dedicar alguns dias para refletir sobre as nossas práticas e métodos de atuação. Mas certamente a melhor parte foi conhecer e trocar experiências com outras lideranças que fazem trabalhos incríveis para o desenvolvimento humano e social do nosso país”, complementa Alan Maia.

Ao fim desta experiência, toda a organização sai fortalecida, acumulando bagagem para o planejamento e execução das ações. Só no início do ano, o projeto das Escolas de Música e Cidadania passou a estar presente em outros 05 estados.

Equipe dos polos EMCs DE SC, SP, DF, BA e CE fazem treinamento no RJ

Por | Notícias

No mês de março, professores e representantes dos cinco polos das Escolas de Música e Cidadania Brasil, vindos de São Paulo, Fortaleza, Brasília, Santa Catarina e Bahia, estiveram na sede da Agência do Bem para o primeiro encontro com toda a equipe do Rio de Janeiro. Além  de fortalecer a integração e o conhecimento mútuo entre os projetos e membros da equipe, as reuniões tiveram como objetivo apresentar em detalhes o  funcionamento das iniciativas da organização e somaram boas horas de orientações e muita informação junto a todos os setores da Agência do Bem.

A segunda parte do encontro incluiu visitas aos polos da Cidade de Deus e Vargem Grande, onde os professores puderam acompanhar in loco a rotina de atividades das Escolas de Música e Cidadania. Antes de embarcarem de volta, foi possível dar uma rápida conferida no ensaio da Orquestra e Coro Nova Sinfonia. Após três dias de imersão no trabalho realizado na cidade do Rio e muitas trocas entre os projetos, os representantes despediram-se levando boas experiências para aplicação prática nas Escolas de Música e Cidadania dos outros cinco estados!

Novos polos do Rocha e Santa Cruz atenderão 86 alunos

Por | Notícias

Integrando recentemente a rede de Escolas de Música e Cidadania, as atividades já estão em pleno funcionamento nos polos Rocha e Santa Cruz, que agora fazem parte das 14 unidades presentes na região metropolitana do Rio de Janeiro. Atendendo crianças e jovens dos 07 aos 17 anos, o polo Santa Cruz oferece aulas de canto coral e flauta doce, enquanto no Rocha são lecionadas aulas de violino. O projeto acontece em parceria com o CEDIBEM e o Lar de Maria Dolores, instituições já atuantes nos respectivos locais. No total, os dois polos vão atender 86 alunos, e poucas vagas restam para atingir o número limite de matrículas.

Orquestra e Coro Nova Sinfonia abre temporada de concertos 2018

Por | Notícias

No dia 25/03, a Nova Sinfonia retornou ao Teatro dos Grandes Atores para a nova temporada dos Concertos de Domingo. Com a sala cheia, a nova formação foi prestigiada por um público animado, formado também por ex-integrantes do grupo, que conhecem bem a sensação de estar no palco. Estreando com o tema “Além dos Clássicos”, a Nova Sinfonia não só trouxe à tona o universo da música clássica, mas também toda a trajetória deste estilo que ganhou diversos aspectos populares, apresentando suas diferentes adaptações por meio de outros gêneros musicais e compositores de outros segmentos.

Traduzindo todos esses fatos, o repertório foi de ‘’Ode à Alegria’’, de Beethoven, até ‘’Baião de Quatro Toques’’, de Miguel Wisnik, passando também pelo folclore inglês. Os concertos não deixam de lado seu aspecto didático e interativo, trazendo muitas curiosidades sobre os estilos e grandes nomes da música, aliado aos elementos de cenografia e figurino que reforçam as temáticas trabalhadas a cada exibição.

Com calendário fixo definido, a Nova Sinfonia volta a se apresentar gratuitamente todo último domingo de cada mês, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, às 11 horas. A entrada é gratuita.