Monthly Archives

abril 2016

IV Edital de Micro Projetos da Rede do Bem. Participe!

Por | Notícias

A Agência do Bem, com o objetivo de apoiar o trabalho social realizado pelas organizações da sociedade civil nas mais diversas áreas, em consonância com as diretrizes estratégicas da Rede de Organizações do Bem , lança o IV Edital de Micro Projetos.

As inscrições estão abertas a partir de 07 de Abril e se estendem até 06 de Maio de 2016. As organizações interessadas em concorrer ao apoio financeiro de até R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais) por micro projeto, deverão baixar o Regulamento e o Formulário de Inscrição clicando nos links abaixo:

IV Edital de Micro Projetos da Rede de Organizações do Bem

Formulário IV Edital de Micro Projetos da Rede de Organizações do Bem

Podem participar organizações sociais, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, situadas na região metropolitana no Rio de Janeiro, especificamente nos municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Itaguaí, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, São João de Meriti, Japeri, Queimados, Belford Roxo..

No Formulário de Inscrição, as organizações deverão indicar a forma como pretendem aplicar os recursos, tais como: pagamento de pessoal e encargos; aquisição de equipamentos; compra de material de uso corrente; verba para custeio e para pagamento de contas; obras e benfeitorias; e até para o pagamento de dívidas.

Maiores detalhes no Regulamento ou pelo e-mail: microprojetos@agenciadobem.org.br. Não serão prestadas orientações por telefone, apenas pelo endereço eletrônico acima.

Boa sorte!

Rede de Música e Cidadania realiza terceiro encontro

Por | Notícias

Na terça-feira, 22 de março, aconteceu o 1º Encontro da Rede Música e Cidadania de 2016. Estiveram presentes neste que foi 3º encontro anual da rede, coordenadores e professores dos sete7 polos das Escolas de Música e Cidadania participantes da Rede. A Rede Música e Cidadania é uma iniciativa da Agência do Bem com o objetivo de compartilhar e disseminar sua metodologia de ensino de música, sendo esta a única no país reconhecida e certificada como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. Atualmente, a rede é formada por sete organizações sociais com atuação na área de educação musical e objetivo comum de promover o desenvolvimento social e humano de crianças e adolescentes através do ensino da música. Além de integrarem a Rede Música e Cidadania, as organizações selecionadas em edital, recebem instrumentos, professor, material didático, acesso ao sistema de gestão online das Escolas de Música e Cidadania, possibilidade de inclusão de alunos na Orquestra e Coro Nova Sinfonia e assessoria metodológica da Agência do Bem.
O propósito da reunião foi apresentar os dados e indicadores que apontam os resultados do primeiro semestre de trabalho, sendo possível pensar em novas estratégias, ideias e articulações com foco no alcance de novos e melhores resultados para o segundo semestre de 2016. O resultado foi uma avaliação coletiva, baseada em múltiplos olhares.
Os resultados do primeiro semestre de trabalho foram muito satisfatórios, com 399 alunos atendidos nos sete polos da rede, aprendendo a prática de uma das 10 modalidades de instrumentos oferecidas e 83% de frequência às aulas. Segundo relatórios mensais e pesquisas realizadas pela Agência do Bem, o nível médio de satisfação dos coordenadores dos polos em relação ao projeto está em 88% de satisfação. Segundo Daniel Santana, do projeto Violões Encantados: “Foi de suma importância a participação do nosso projeto na Rede Música e Cidadania. Além da verba para compra de instrumentos musicais, que precisamos muito, a inclusão dos nossos alunos, assistindo e participando dos concertos da Orquestra, foi muito importante para o crescimento do grupo. Como gestor, tenho aprendido muito com a troca de experiências com outros projetos contemplados na Rede.”

Agência do Bem realizará IV Edital de Microprojetos

Por | Notícias

Com o intuito de apoiar e fortalecer a atuação do trabalho social realizado pelas organizações de base comunitária que possuem pouco conhecimento na área de captação de recursos, a Agência do Bem vai lançar no próximo dia 8 de abril seu IV Edital de Micro Projetos que tem como objetivo também disseminar e promover ações que estejam alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU em 2015. Três organizações não-governamentais serão contempladas e o valor do apoio financeiro oferecido para cada microprojeto será de R$ 2. 500 (dois mil e quinhentos reais).
A última edição do Edital de Micro Projetos aconteceu durante o ano de 2014, na qual três instituições foram contempladas: a ONG ALFA, que, com o recurso recebido, comprou novos uniformes para seus mais de 200 alunos, a Associação Harmonicanto Música e Cidadania, que utilizou o prêmio para a compra de material pedagógico, e a Creche Tio Bento, que utilizou o beneficio para a compra de ventiladores e a colocação de forro no teto de duas salas de aula da organização. A coordenadora da Creche Tio Beto, Andréa Brandão, fala do impacto que o aporte significou para a instituição: “Quando recebemos a notícia, nosso coração transbordou de alegria. O teto da sala onde as crianças inseridas no Projeto de Complementação Escolar realizavam suas atividades estava completamente danificado necessitando urgentemente passar por uma reforma e da colocação de um forro que, além de amenizar o forte calor, contribuiria para um espaço mais acolhedor. Com a verba recebida da Agência do Bem isso se tornou possível. A Cruzada do Menor/Creche Tio Beto é extremamente grata a Agência do Bem, que transforma pequenas atividades em ações grandiosas, de valor e significado, transformando vidas e realidades”.

OCNS convida Orquestra Violões Encantados

Por | Notícias

No próximo dia 3 de abril, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia vai realizar mais um Concerto de Domingo, o último com a temática Beatles. Ele irá acontecer no palco do Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, e vai contar com a participação especial da Orquestra Violões Encantados, integrante da Rede de Organizações do Bem, um dos projetos da Agência do Bem. No repertório músicas famosas como Yesterday, Love me Do e Let it Be.

Reunião de pais movimenta início do ano letivo

Por | Notícias

Dia 12 de março aconteceu a reunião com os responsáveis dos alunos nas Escolas de Música e Cidadania dos polos da Cidade de Deus e Vargem Grande, com a finalidade de apresentar a metodologia aplicada no semestre. O currículo fixo do curso é formado por aulas de instrumento, teoria musical e oficinas criativas. Estas últimas têm por objetivo ampliar a formação cidadã dos alunos, tendo a música como elemento norteador do seu desenvolvimento social e pessoal. Além das disciplinas obrigatórias, todos os alunos devem participar mensalmente das aulas de prática orquestral, dando início à primeira experiência em orquestra, através de ensaios com o maestro da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, Vitor Damiani, para apresentação em recital no final do semestre. A intenção do projeto é formar futuros musicistas, e o principal objetivo de todos os inscritos deve ser integrar a OCNS, composta pelos alunos de mais destaque do projeto. Ao final de cada semestre são realizadas aulas abertas ou audições, ambas avaliativas, em que o estudante deverá apresentar uma determinada música ou exercício em sala de aula ou num palco.

POLOS DA CDD E VG RECEBEM INSTRUMENTOS MUSICAIS

Ao ingressar no curso, cada aluno do projeto recebe um instrumento emprestado para que possa praticar em casa a recomendação é de 20 minutos de estudos por dia, já que para aprender música é necessária muita dedicação. Os responsáveis assinam um Termo de Responsabilidade, assumindo o dever do aluno de zelar, manter e devolver o instrumento cedido pelo projeto, arcando, inclusive, com consertos e reposição do mesmo em caso de má utilização ou perda. A reunião com os pais também tem como objetivo o diálogo e a aproximação com a família dos alunos para que atuem de forma a orientar os estudos e incentivar a prática em casa.