Daily Archives

10 de setembro de 2015

Orquestra e Coro Nova Sinfonia possui nova sede de ensaio no Riocentro

Por | Notícias

Nesse mês a Orquestra e Coro Nova Sinfonia conquistou um novo importante local de ensaio, desta vez com o Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina, presente no Rio de Janeiro desde 1997, sediando os principais eventos realizados na cidade, como: ECO-92, Rio+20 e Bienal do Livro. O contato surgiu após pesquisa de locais para uma nova sede de ensaios da Orquestra e Coro Nova Sinfonia. Durante o ano de 2014, o grupo ensaiava semanalmente na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, mas, em 2015, a parceria não foi renovada , o que obrigou a Orquestra a se mudar, durante o primeiro trimestre do ano, para a sede comunitária de Vargem Grande da Agência do Bem, onde já acontecem as aulas da Escola de Música e Cidadania. Em seguida, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia mudou-se novamente, desta vez para um anfiteatro dentro do Condomínio Alfa Barra, onde juntos permaneceu até julho. A nova parceria proporcionou a mudança do grupo para o Riocentro (também na Barra da Tijuca), onde agora ocupa uma sala com infraestrutura adequada para a realização dos seus ensaios semanais.Para Vitor Damiani, regente do grupo «A chegada da orquestra ao Rio Centro foi um sucesso! Além de o espaço novo atender nossas expectativas, há espaço suficiente para o grupo completo e para separar, quando necessário, em naipes. Temos um espaço exclusivo nosso, onde não precisamos dividir o espaço com outros grupos, o que nos permite explorar mais o tempo do ensaio e ter a certeza e a tranquilidade de que toda a estrutura está nos esperando no próximo dia.» Para celebrar essa parceria, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia fez duas apresentações no mês de agosto, nos dias 1º e 8, durante evento realizado no próprio Riocentro, o Festival Food Truck – Beira do Lago. As apresentações contaram com músicas do repertório de 2015, como “Samba do Avião” e “Libertango”. Também foi reproduzida “Favo de Mel”, para comemorar a nova temática do Concerto de Domingo: “Trilha Sonora – Músicas de Filmes, Óperas e Musicais”, apresentada no Concerto de Domingo do dia 30 de agosto, no Teatro dos Grandes Atores.

10º Fórum da Rede do Bem debate sobre Balanço dos Objetivos do Milênio

Por | Notícias

A Agência do Bem promoveu na tarde do dia 19 de agosto a décima edição do Fórum da Rede de Organizações do Bem, reunindo mais de 50 participantes entre representantes de ONGs e de projetos sociais no auditório do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), no centro do Rio. As palestras, acompanhadas com grande interesse pelos participantes, foram ministradas pela analista política do Centro Rio+ ,Layla Saad, que apresentou o balanço dos Objetivos do Milênio (ODM) entre os anos 2000 e 2015, e pela coordenadora executiva da Agência do Bem, Patrícia Azevedo, que expôs os resultados da pesquisa realizada em julho deste ano, sobre o impacto e a importância dos últimos fóruns para as organizações participantes da Rede do Bem. A Rede de Organizações do Bem tem por propósito articular organizações sociais, especialmente aquelas de base comunitária, disseminando os Objetivos do Milênio e promovendo capacitações nas áreas de gestão de projetos sociais com vistas a fortalecer o trabalho do conjunto das organizações participantes. Os eventos são gratuitos e contam com o apoio da Secretaria Geral da Presidência da República, da Coordenação Estadual dos ODM e do Banco do Brasil.

Escola de Música e Cidadania retorna às aulas com novidades

Por | Notícias

No final do mês de julho, os alunos da Escola de Música e Cidadania celebraram juntos o retorno às aulas nos polos de Cidade de Deus e Vargem Grande. Neste semestre que se inicia, além das aulas de instrumentos, canto coral e prática orquestral, os participantes do projeto voltarão a aprender teoria musical e a contar com oficinas criativas, que tiveram de ser interrompidas no período anterior, reforçando o aprendizado musical e social das crianças e jovens que integram as EMCs. Considerando os antigos alunos e a chegada de novos, o projeto conta atualmente com cerca de duzentos estudantes. Também no mesmo período, as organizações parceiras que desenvolvem o projeto da Escola de Música e Cidadania em outras localidades e foram contempladas através do Edital Música e Cidadania, receberam o material escolar proposto, como cadernos, quadros pautados e uniformes novos, que contribuem para  fortalecer o ensino e para ampliar o número de alunos atingidos.