Monthly Archives

agosto 2015

Recital da Escola de Música e Cidadania celebra fim de semestre

Por | Notícias

No último dia 11 de julho a Escola de Música e Cidadania – EMC celebrou seu recital, apresentando para pais, amigos e familiares o resultado das aulas de música ministradas ao longo do primeiro semestre de 2015. O evento foi realizado nos polos da Cidade de Deus e de Vargem Grande e reuniu alunos de violino, viola, violoncelo, flauta doce, flauta transversa, clarineta, trompete, trombone e coral. A abertura e encerramento ficaram por conta da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, que apresentou as canções “Jesus a Alegria dos Homens” e “Samba do Avião”. Houve também apresentações das turmas de cada instrumento, separadamente, passando ao público um repertório variado.  Para Reginaldo Lourenço, pai da aluna Ana Carolina, que se apresentou, o recital foi importante, principalmente, pela junção dos alunos mais novos como os mais antigos, reforçando o aprendizado desde os primeiros passos.

O maestro da Orquestra e Coro Nova Sinfonia e professor da EMC, Vitor Damiani, reforça: “Para o segundo semestre esperamos que ter um número maior de alunos, já que o sucesso do Recital se espalhou, e que todos possam ser atendidos em seu sonho de estudar música. Trabalharemos mais canções e mais integração entre os alunos. Assim, chegaremos no final do ano repetindo o sucesso com um Recital ainda mais bonito” . Os estudos dos alunos da Escola de Música e Cidadania foram intensificados durante o primeiro semestre. Isso por conta da criação da Orquestra EMC, uma nova oficina que abrange alunos dos níveis básicos e avançados, que busca o ensino orquestral desde as primeiras notas tocadas. A nova Orquestra também se apresentou com sua formação completa, somando mais de setenta integrantes que juntos tocaram “Ai Que Saudade De Você” e “Apenas Mais uma de Amor”. Nesse mesmo período, os alunos mais antigos desenvolveram um trabalho de monitoria com os novos. Nesse trabalho foi priorizado o ensino do repertório e o aprimoramento de técnicas musicais. Além da prática do instrumento e do canto, a monitoria capacita os alunos desde cedo para tocarem juntos com instrumentos diferentes.

Instituições selecionadas no Edital se encontram em reunião

Por | Notícias

No dia 18 de Julho, os representantes das instituições selecionadas no Edital Rede de Música e Cidadania, se reuniram na Sala de Treinamento do Barra Business Center. Durante a reunião, o grupo refletiu sobre a educação musical através de palestras com os professores Leonardo Moraes e Eliete Vasconcelos, que apresentaram propostas pedagógicas.

Orquestra e Coro Nova Sinfonia tem mês intenso de apresentações

Por | Notícias

O mês de julho foi marcante para a trajetória da Orquestra e Coro Nova Sinfonia. Com uma rotina mensal repleta de apresentações, vamos destacar dois importantes eventos para o grupo. O primeiro deles foi o desafio de uma apresentação fora da cidade do Rio de Janeiro, no dia 12. O destino foi a cidade de Niterói, no Museu de Arte Contemporânea, ponto turístico e referência de arquitetura e designer, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A apresentação ocorreu do lado de fora, tendo a cidade do Rio de Janeiro com pano de fundo. O grupo animou e empolgou o público com um repertório misto de clássicos e músicas já tocadas no Concerto de Domingo, na temática Música das Américas, como “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel. Já no dia 17 de julho a Orquestra e Coro Nova Sinfonia realizou uma outra apresentação no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), fazendo parte do Projeto Música no Museu, que promove concertos diários e gratuitos nos museus do Rio de Janeiro. No palco, foram priorizadas músicas de um repertório estritamente erudito, indo do Barroco ao Romantismo, para comemorar os 330 anos de nascimento de Bach.

Agência do Bem possui nova coordenadora executiva

Por | Notícias

Patrícia Azevedo é a nova coordenadora executiva da Agência do Bem. Antropóloga, ela passou a integrar a equipe no mês de julho e já está envolvida na rotina dos projetos com grandes desafios. Conheça um pouquinho sobre sua trajetória e expectativas para esse trabalho.

Fale um pouco sobre sua formação e algumas experiências anteriores.

Sou antropóloga e há 12 anos trabalho na área social. Durante minha trajetória profissional trabalhei com inclusão social por meio do uso das novas tecnologias, atuando diretamente na idealização, captação de recursos, planejamento e gestão de projetos tecnológicos voltados para o desenvolvimento social. Integrei a primeira turma da aceleradora de negócios Wayra, no Brasil e participei de grupos de negócios sociais. Recentemente, ingressei na área sociocultural, coordenando projetos na área audiovisual.

De que forma acredita poder colaborar com a Agência do Bem?

Acredito que com a experiência teórica e prática que acumulei durante minha trajetória profissional na área social, junto a competente e motivada equipe da Agência do Bem, posso contribuir com a ampliação das ações da organização no que diz respeito não só a expansão do trabalho realizado, mas também na garantia da excelência das ações, principal marca do trabalho que vem sendo realizado há 10 anos pela Agência do Bem.

Deixa uma breve mensagem para nossos leitores.

Estou muito feliz em fazer parte dessa história e dessa equipe e de poder contribuir com meu trabalho e minha experiência para que os resultados e casos de sucesso se multipliquem.