Monthly Archives

julho 2015

Edital Rede Música e Cidadania seleciona 7 projetos parceiros

Por | Notícias

Durante o ano de 2014, a Agência do Bem promoveu o primeiro Edital Rede Música e Cidadania com o objetivo de colaborar na expansão do ensino musical no Brasil. Naquele ano, recebeu cerca de doze inscrições e foram selecionados três projetos: Violões Encantados, Som da Vila e Instituto Vida Real. Em 2015, o segundo Edital foi lançado e durante os meses de maio e junho 21 projetos se inscreveram. Neste ano, o Edital selecionou sete ONGs, permitindo a abertura de novos polos das Escolas de Música e Cidadania no estado do Rio de Janeiro,  em parceria com outras organizações que já atuam na mesma área. Os selecionados receberão apoio na forma de material de aula, metodologia de gestão e custeio de recursos humanos. Para os alunos das instituições vencedoras haverá a possibilidade de inscrição na prova de integração da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, que já soma quatro integrantes provenientes de projetos musicais selecionados no Edital passado. Após minuciosa análise, foram selecionadas as 7 propostas vencedoras que receberão apoio, são essas: Associação Educacional Francisca Nubiana da Silva; Associação Beneficiente Amar em Senador Camará; Associação Cultural Amigos da Providência; Centro Social e Cultural Tatiane Lima; Orquestra Violões Encantados; Centro Cultural Liga do Bem; Instituto Vida Real. “ Estamos muito contentes com o resultado do edital e com a escolha de nossa associação. Agradecemos pela oportunidade de fazer parte da Rede do Bem e colaborar para construção de sonhos de muitas crianças”, comemora Rosiane Barbosa, responsável  técnica pela Associação Beneficiente Amar em Senador Camará.

Canal Digital segue no Alemão com apoio da Agência do Bem

Por | Notícias

Em junho de 2014, o grupo sociocultural Raízes em Movimento foi selecionado pelo Edital Canal Digital. Presente no Complexo do Alemão desde 2001, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento local e a garantia dos direitos humanos através da cultura. Com o apoio da Agência do Bem, foi possível para a ONG ajudar moradores do Complexo e localidades vizinhas com aulas gratuitas de informática e cursos de formação específicos na área. O projeto Canal Digital pode ser acessado por dois tipos de público: um de jovens entre 14 e 18 anos que buscam se profissionalizar, e um de idosos que, com menos experiência, procuram conhecimentos básicos para navegar na Internet, por exemplo. As aulas acontecem às segundas-feiras, mas os alunos têm a possibilidade de acessar ao longo da semana o espaço para estudos complementares. Além dos cursos, o Canal Digital participa do coletivo de instituições sociais “Juntos Pelo Alemão”, que proporciona um maior atendimento de informática para a região.

Orquestra e Coro Nova Sinfonia tem novo local de ensaio

Por | Notícias

Desde o final de maio, a Orquestra e Coro Nova Sinfonia passou a contar com uma nova casa para sua rotina de ensaios: o  Alfa Barra Clube, localizado dentro de um condomínio na Barra da Tijuca. Durante o ano de 2014, o grupo teve como sede a Cidade das Artes, mas no início do ano a parceria não foi renovada. Com isso, ao retornar as atividades em janeiro, o grupo passou a realizar seus ensaios na sede comunitária da Agência do Bem, em Vargem Grande, onde também acontecem as aulas da Escola de Música e Cidadania. O espaço não possuía a estrutura adequada para abrigar um ensaio orquestral e a mudança de local se tornou essencial e necessária para a evolução e desenvolvimento do grupo.

Nova Sinfonia assiste ensaio aberto da Orquestra Petrobras

Por | Notícias

No dia 29 de Maio, integrantes da Orquestra e Coro Nova Sinfonia participaram de um dia especial. O motivo foi o convite para o Ensaio Aberto da Orquestra Petrobras Sinfônica, uma das orquestras mais importante do cenário musical nacional. Em um primeiro momento eles assistiram a rotina de ensaio do grupo, observando o processo de trabalho e analisando a forma de desenvolvimento da música. Na segunda parte eles tiveram a possibilidade de conversar e trocar ideias com integrantes da orquestra, ouvindo conselhos e tirando suas dúvidas, assim como puderam conhecer de perto o maestro e solista Felipe Prazeres, um dos nomes mais importantes do cenário musical brasileiro, atuando como solista e spalla desde 2001. Para Carine Zurmele, 16 anos, integrante da OCNS: “Foi ótimo ver outro lado de uma orquestra e ver a dedicação. Fora o aprendizado musical que é muito gratificante .”