Daily Archives

1 de abril de 2015

Agência Do Bem apoia ONG Alfa que atua no morro Dona Marta

Por | Notícias

Durante o ano de 2014, a Agência do Bem realizou o III Edital de Micro Projetos, com o objetivo de contemplar três organizações não-governamentais. Uma das escolhidas foi a ONG ALFA, que atua no Estado do Rio de Janeiro desde 2006, e desenvolve projetos que atendem a crianças, jovens e famílias como um todo na comunidade Santa Marta, em Botafogo. Um dos seus projetos sociais de maior impacto é a Escolinha de Futebol. José Luiz de Oliveira, morador da comunidade há 49 anos, começou ensinando futebol na Escola desde que o projeto começou. As aulas são distribuídas ao longo da semana, para crianças e adolescentes de 5 e 19 anos. Para participar, os alunos precisam estar matriculados na escola, apresentarem boas notas e terem frequência comprovada em suas respectivas séries.  Tudo isso é checado por José, que também acompanha como os alunos ajudam nas tarefas domésticas de suas casas. “Sempre recebo mães que comentam sobre a evolução no comportamento e na escola. Acredito que o futebol colabore na educação dos jovens”, declara o professor.  Inicialmente, as aulas aconteciam numa quadra na Praia de Botafogo, com coletes doados por vizinhos. Com a pacificação do Santa Marta e a instalação da UPP, foi possível transferir a Escola para um campo mais próximo dos alunos, na própria comunidade. O apoio de R$ 2 mil, conseguido através do Edital de Micro Projetos da Agência do Bem, serviu para que a ONG adquirisse os uniformes próprios para seus mais de 200 alunos, permitindo também a ampliação para outras crianças e adolescentes da região.

Escola De Música e Cidadania volta às aulas com novidades

Por | Notícias

Março foi especial para os alunos da Escola de Música e Cidadania. No início do mês, a volta às aulas trouxe uma série de novidades para as crianças e jovens moradores de Vargem Grande e Cidade de Deus, como um novo projeto muito especial, novidade de 2015: a Orquestra EMC. Destinada a receber todos os alunos como seus integrantes, a orquestra terá diferentes níveis, indo do iniciante ao mais avançado, todos juntos trabalhando com um objetivo comum. Em função dessa novidade, as aulas passaram a ser ministradas pelo maestro Vitor Damiani e seu auxiliar de regência Huan Valpassos. Com a nova dinâmica, logo após as aulas de instrumentos, todos os alunos de cada turno se juntam para o ensaio geral, repassando as músicas e movimentos estudados anteriormente. O repertório inicial vem carregado do gingado brasileiro, com músicas como “Ai Que Saudade D’ocê”, de Vital Faria. Para os alunos novos, a introdução musical começa com aulas de canto coral, que depois dá espaço para o ensino do instrumento escolhido. Ao final do ciclo de estudos, alunos dos polos da Cidade de Deus e de Vargem Grande se juntarão para uma grande apresentação comemorativa.

«É uma experiência de aula muito boa, dessa forma os alunos precisam estudar mais para alcançar os objetivos » Diz Thais Zurmele, estudante de violino há 4 anos.

Grupo de pesquisas faz estudos sobre música e desenvolvimento

Por | Notícias

Desde o início de 2015, os pesquisadores Leonardo Moraes e Eliete Vasconcelos, com o apoio da Agência do Bem, estão trabalhando na pesquisa e elaboração de uma série temática que será denominada “Música e Desenvolvimento Humano”. O conteúdo dessas publicações, ainda em desenvolvimento, tem como objetivo ajudar projetos sociais que atuam no campo da educação musical. A produção do conjunto visa contribuir com conteúdo sobre diferentes perspectivas e visões de gestores e professores de música no âmbito de projetos e ações sociais. O primeiro caderno já está finalizado: “Música e Sociedade: um diálogo indispensável”. Abordando diferentes vivências dentro da música como prática sociocultural, a publicação detalha e propõe caminhos alternativos para ampliar o diálogo entre a prática e a reflexão na maneira em que se pensa, consome e produz música.

Mais detalhes em breve!