Monthly Archives

setembro 2014

Oficina Criativa ganha novo planejamento de atividades

Por | Notícias

Criada em 2011, a Oficina Criativa ganhou um novo planejamento de atividades para o segundo semestre de 2014. Com ajuda da consultora Alessandra Chacon, foram traçadas novas metas que visam a despertar a consciência cidadã das crianças e jovens alunos das Escolas de Música e Cidadania, sensibilizando-os para a adoção de posturas responsáveis.

Com essa reforma, a Oficina planeja reduzir a taxa de evasão nas escolas e o índice de alunos repetentes e prevenir a violência e a gravidez precoce (antes dos 18 anos). Para potencializar o alcance das metas, o projeto se baseia na adoção de três atitudes estratégicas por parte dos alunos: autocuidado, planejamento e visão de futuro.

A Agência do Bem assume o compromisso de acompanhar periodicamente a evolução dos indicadores acima listados, tendo em vista o monitoramento e controle dos impactos sociais do projeto.

PNUD recebe a Agência do Bem na sede das Nações Unidas no Brasil

Por | Notícias

Em agosto, a Agência do Bem esteve reunida, mais uma vez, com a ONU em Brasília. O encontro aconteceu com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), representado pela coordenadora, Maristela Baioni, e pelo oficial de projetos, Renato Moya; com Fabio Eon, oficial de programas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a
Ciência e a Cultura (Unesco) e Alan Maia, presidente da Agência do Bem.

O objetivo do encontro foi discutir uma proposta de criação de uma rede de organizações que trabalham na perspectiva da educação musical para o desenvolvimento humano, baseando-se no projeto existente do PNUD que é ligado ao esporte. Na ocasião, ficou estabelecido que os próximos passos serão listar as organizações do terceiro setor interessadas, além de redigir uma carta-convite com propostas e organizar um primeiro encontro com o objetivo de oficializar a construção da rede.

Agência do Bem lança III Edital de Apoio a Microprojetos

Por | Notícias

A Agência do Bem, no intuito de apoiar o trabalho social realizado pelas organizações da sociedade civil nas mais diversas áreas e em consonância com as diretrizes estratégicas da Rede de Organizações do Bem, lança o III Edital de Micro Projetos. O valor do apoio financeiro oferecido será de até R$ 2.000 (dois mil reais) por microprojeto.

Para participar, é preciso ser entidade legalmente constituída, dispor de CNPJ, Ata de Eleição de Diretoria e Estatuto atualizados, apresentar histórico consistente de atuação social e atuar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, especificamente nos municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Itaguaí, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, São João de Meriti, Japeri, Queimados, Belford Roxo.

As inscrições estão abertas a partir de 1 de setembro e se estendem até o dia 3 de outubro. O resultado do processo será divulgado em 3 de novembro.

Para participar e para obter maiores informações, é preciso baixar o edital e o formulário de inscrição a partir dos links abaixo:

Regulamento – III Edital de Micro Projetos

Formulário de Inscrição – III Edital de Micro Projetos 

Em caso de problemas para baixar os arquivos, envie um e-mail para microprojetos@agenciadobem.org.br

Projeto Visão Social conquista prêmio de Sustentabilidade

Por | Notícias

Neste ano, o resultado do projeto Visão Social, rendeu à ação o segundo lugar na categoria Sustentabilidade do Prêmio Melhores Práticas da Federação Rio. Durante Março de 2014 o projeto surgiu nos polos da Agência do Bem, promovido pela Unimed-Rio, Lions, Varilux e Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Durante duas semanas, o projeto beneficiou 148 pessoas através de consultas oftalmológicas, exames e óculos gratuitos, ocorrendo no polo da Escola de Música e Cidadania, na Cidade de Deus.

Orquestra e Coro Nova Sinfonia homenageiam Dorival Caymmi

Por | Notícias

O Concerto de Domingo de agosto, realizado no dia 31, foi marcante para a trajetória da Orquestra e Coro Nova Sinfonia. Desta vez, graças ao novo patrocínio da GVT, mudanças na decoração do palco e na iluminação deram uma cara nova à apresentação, que celebrou o centenário do nascimento de Dorival Caymmi com uma performance divertida e inédita da música Maracangalha, animando o público presente. Além disso, foram disponibilizados ônibus que transportaram alunos e familiares até o local do evento.