Monthly Archives

junho 2013

Jornal comunitário fato feito volta a circular na beira rio

Por | Notícias

O Jornal Fato Feito, criado por moradores da comunidade Beira Rio, em Vargem Grande, vai voltar a ser editado e distribuído. A publicação, fruto da Oficina de Comunicação Comunitária organizada pela Agência do Bem em 2009, chegou a circular por cinco edições e foi interrompida por falta de patrocínio.

Nesta nova etapa, a Agência do Bem vai custear com recursos próprios o retorno da iniciativa.

“De tudo que a Agência do Bem já fez ao longo de oito anos de existência, a experiência do Fato Feito foi uma das mais efetivas e gratificantes. Era flagrante como as notícias repercutiam na comunidade. Na época formamos um grupo de jovens bastante inteligente e articulado. Agora, faremos um esforço extra, com recursos muito limitados, mas queremos ver o jornal gerando debates e provocando melhorias na comunidade novamente.” – afirma Alan Maia, Diretor da Agência do Bem.

A proposta do momento é reunir um grupo de cinco moradores, que participará de um ciclo de oficinas sobre Jornalismo Comunitário, Fotografia, Produção Gráfica, entre outros temas. Estão sendo estudadas parcerias, e voluntários estão sendo convocados para colaborar com a formação dos futuros jornalistas comunitários. A expectativa é que a primeira edição desta nova etapa fique pronta e seja distribuída aos moradores no mês de julho.

Empresa inglesa apoia projeto ainda é tempo de aprender

Por | Notícias

A Agência do Bem tem conseguido romper as fronteiras territoriais para expandir a sua rede de parcerias e projetos. Um exemplo é o trabalho da Rede de Organizações do Bem, que em 2012 apoiou ações sociais na Baixada Fluminense e na Zona da Mata de Minas Gerais. Outro bom exemplo é o apoio que vem recebendo de empresas e organizações estrangeiras, como a Vivendi, da França, e a Fundação Zegna, da Itália.

Essa rede se renova e se expande permanentemente. Para ilustrar, no mês de maio, a Agência do Bem recebeu uma doação pontual, oriunda da Inglaterra, da empresa do ramo de reflorestamento, ITAS, que direcionou recursos para a compra de material didático do projeto Ainda é Tempo de Aprender, voltado para a educação de jovens e adultos, com turmas de alfabetização e outra de preparação para o ENEM.

“Tem sido cada vez mais raro projetos brasileiros receberem recursos de fora, que tem sido direcionados a outras partes do mundo. A gente se sente orgulhoso e entusiasmado por ter conquistado mais este apoio.” – conta Renata Moraes, Coordenadora Executiva da Agência do Bem.

Com os recursos recebidos, serão adquiridos novos cadernos, dicionários, lápis, canetas e demais materiais de uso em sala de aula.