Daily Archives

4 de setembro de 2012

Agência do Bem inicia nova frente de ação com a chegada de Elio Raymundo

Por | Notícias

No mês de Julho, a Agência do Bem teve a honra de iniciar um trabalho de colaboração com Elio Raymundo, advogado e sociólogo com vasta experiência na área social. Coordenou o setor de emergências da Caritas Brasileira; coordenou e criou Fundos de Apoio a Pequenos Projetos no Ceris, dirigiu o Instituto Rio e participou da criação do primeiro fundo permanente do Brasil.

– Essa experiência fortaleceu uma compreensão profunda de que é fundamental o trabalho social ser feito de forma transparente e comprometido com a ótica dos direitos da população brasileira, e que haja o incentivo permanente à prática de um diálogo franco e participativo, visando à mudança social. – comentou Elio.

A Agência do Bem ampliou a rede de atuação com uma nova frente de ação, que consiste no apoio e fomento a projetos e organizações do Rio de Janeiro. Elio Raymundo acrescenta com sua expertise para essa nova frente de ação, ao passo que sua inserção objetiva implantar um programa ampliado de atuação no Rio de Janeiro, desenvolvendo ações integradas a partir de três eixos, articulados entre si: (1) apoio ao trabalho social na cidade, visando à mobilização de recursos locais; (2) construção de uma rede local de organizações sociais; e, (3) fortalecimento institucional das organizações parceiras.

 

– Tive a sorte de conhecer a Agência do Bem logo em seu primeiro ano de existência. Através do apoio da Instituição onde trabalhava, pude contribuir, ainda que modestamente, com os primeiros passos dessa organização, que hoje é uma referência quando se fala em Música e Cidadania. Acredito que na vida a gente está sempre somando. E, aqui na Agência do Bem, creio que existe um ambiente propício que facilita somar nossas experiências e nossas iniciativas fortalecendo os processos de aprendizagem e de solidariedade. – disse.

 

Buscando sempre o crescimento e com transparência, a Agência do Bem inicia com vigor mais um projeto. A chegada de Elio Raymundo, sem dúvida, contribuirá para essa nova atividade.

Agência do Bem e espaço criar: juntos pelo desenvolvimento infantil

Por | Notícias

Idealizado pela fisioterapeuta Bianca M. M. Carvalho, o Espaço Criar iniciou as suas atividades no ano de 2011. O Centro de Desenvolvimento Infantil, localizado no bairro da Barra da Tijuca, conta com profissionais especializados, nas áreas de Psicomotricidade, associado à Fisioterapia (Neuropediatria), Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Psicologia, oferecendo às crianças a oportunidade de experimentar e desenvolver as suas potencialidades psicomotoras.

As práticas terapêuticas oferecidas podem proporcionar à criança a oportunidade de ser compreendida pela via do corpo, desenvolvendo o seu psiquismo de forma dinâmica, auxiliando na sua comunicação, na sua capacidade criativa, segurança e maturidade afetiva.

O Projeto Bem Criar é fruto da parceria, iniciada em Agosto, entre o Espaço Criar e a Agência do Bem. Seu objetivo é unir a capacidade técnico-terapêutica do Espaço Criar com o trabalho social da Agência do Bem, promovendo o encaminhamento de crianças de comunidades de baixa renda com dificuldades de desenvolvimento, aprendizagem e deficiências diversas para serem atendidas.

A proposta é formar um grupo de crianças, com atendimentos individuais de 1 hora por semana, quando serão assistidas pelos profissionais do Espaço Criar. O tratamento envolverá pais e familiares, que receberão orientações pertinentes aos cuidados da saúde da criança, noções sobre o processo de desenvolvimento infantil, procedimentos a serem adotados dentro de casa para continuidade do tratamento e direitos sociais de pessoas com deficiência.

A meta inicial é cadastrar o maior número de crianças possível e, de acordo com a adesão dos parceiros e os recursos conquistados, formar o primeiro grupo com cerca de 10 crianças. Quem se interessar poderá contribuir através da proposta de patrocínio ou apadrinhamento disponibilizada pela Agência do Bem.

Alunos da Escola de Música e Cidadania participam da prova para a Orquestra Petrobras Sinfônica

Por | Notícias

Três dos alunos da Escola de Música e Cidadania participaram do processo seletivo para entrada na Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. Apesar de não terem passado, seu desempenho foi motivo para muitos elogios.

O responsável pela Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica, projeto que reúne jovens entre 12 e 20 anos, estudantes de inúmeras escolas de música e orquestras comunitárias de todo o estado do Rio de Janeiro para participar de um laboratório de aperfeiçoamento técnico e artístico com profissionais conceituados, falou muito bem do projeto da Escola de Música e Cidadania e a qualidade apresentada pelos alunos de violino Higor Pinheiro dos Reis (13) e Vitória Donola Leiros de Lima (15) e o aluno de viola Ruan Almeida Pinto (15), todos do polo de Vargem Grande.

A banca julgadora elogiou a performance dos alunos, ressaltando o nível dos estudantes e a trajetória musical dos mesmos. Foram cerca de cinquenta e três competidores e os aprovados tem entre sete e nove anos de experiência musical.