Monthly Archives

outubro 2011

Agência do Bem divulga indicadores sociais das EMCS

Por | Notícias

Entre os meses de maio e julho deste ano, a Agência do Bem promoveu uma pesquisa junto aos seus alunos da Escola de Música e Cidadania de Vargem Grande. O objetivo era avaliar a percepção deles sobre o projeto, seu nível de satisfação com as atividades e o que eles acreditam que essa participação lhes traz de bom.

A condução da pesquisa ficou por conta da Assistente Social Sonia Juwer, que entrevistou um a um 49 alunos de diferentes instrumentos e em diversos estágios de aprendizado, inclusive membros da Orquestra Nova Sinfonia.

A experiência de entrevistar cada aluno foi muito rica. Além de conhecê-los melhor, tivemos a oportunidade de entender a dinâmica familiar de cada um. Após a análise das entrevistas, foi realizado um encontro para a apresentação e discussão dos resultados. Com certeza, as sugestões apresentadas pelos alunos serão de grande valia para aprimorar ainda mais o Projeto – declarou Sonia.

Entre os dados mais relevantes obtidos através da pesquisa, merecem destaque: 96% dos alunos estão no projeto por efetivo interesse pela música; 98% se sentem “muito bem” ou “bem” nas atividades do projeto; 71% tem certeza que a música continuará presente em suas vidas daqui a 10 anos; e 100% recebem apoio da família para participar do projeto. Em outra pesquisa realizada em 2010 com os pais destes alunos, verificou-se que para 80% deles seus filhos se tornaram mais maduros e responsáveis depois que entraram para o projeto; 78% fizeram boas novas amizades dentro do projeto; e 50% melhoraram o desempenho escolar.

A análise destas informações mostra um quadro altamente positivo sobre o quanto o aprendizado da música contribui para a socialização e o desenvolvimento comportamental das crianças, fortalecendo suas perspectivas de vida e a construção dos seus sonhos futuros. É justamente esse o principal objetivo do projeto: formar pessoas, bons cidadãos. Se forem talentosos musicalmente, ainda melhor!

EMC é certificada como tecnologia social

Por | Notícias

O Projeto das Escolas de Música e Cidadania da Agência do Bem foi Certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

O concurso é realizado a cada dois anos e tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas a “alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde”.

Pela definição dos promotores do concurso, Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

Foram realizadas 1.116 inscrições em todo o país. Destas, apenas um pequeno percentual conquista o Certificado de Tecnologia Social.

Estamos muito orgulhosos. As Escolas de Música e Cidadania são o principal projeto da Agência do Bem no momento. Vimos trabalhando duro há anos no aperfeiçoamento da sua metodologia e simultaneamente ampliando a sua escala. Creio que esse processo intenso nos obrigou a sistematizar a experiência que agora recebe a Certificação da Fundação Banco do Brasil. A equipe, os alunos e as comunidades estão de parabéns – destaca Alan Maia, Diretor Executivo da Agência do Bem.

Este concurso é o mais importante do gênero no Brasil. A partir de novembro, a experiência estará disponível no Banco de Tecnologias Sociais – uma base de dados online – mantida pela Fundação Banco do Brasil.