No início de março, a equipe de projetos da Agência do Bem – Portugal reuniu-se no Human Power Hub, em Braga, para realizar o Encontro de Formação e Planeamento. A iniciativa teve como objetivo alinhar estratégias e promover a troca de experiências, fortalecendo a metodologia das Escolas de Música e Cidadania, garantindo que todos os profissionais envolvidos compreendam plenamente os princípios pedagógicos do projeto.
Presente em Portugal há três anos, a Agência do Bem deu início às suas atividades com um pequeno grupo e, atualmente, conta com 15 profissionais de diferentes nacionalidades e estar presente em quatro localidades ao norte do país: Braga, Porto e Ermesinde.
De acordo com Eliete Gonçalves, diretora da EMC Portugal, “A troca de experiências fortalece o vínculo da equipe, e a experimentação de diferentes abordagens dentro da interdisciplinaridade auxilia cada professor a desenvolver sua própria forma de atuação, permitindo a construção de diferentes caminhos dentro da mesma metodologia”.
A expansão e o fortalecimento das Escolas de Música e Cidadania em Portugal têm sido viabilizados pelo apoio de iniciativas como o Portugal Inovação Social 2030 e pela parceria com o Município de Braga. Essas colaborações têm permitido à Agência do Bem ampliar seu impacto social, promovendo a educação musical como ferramenta de transformação e inclusão em diversas comunidades.